São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Siga essas dicas para fazer bons negócios

O primeiro passo de quem quer levar vantagem nas compras de Natal é fazer uma lista das pessoas que pretende presentear.
Depois, deve colocar ao lado de cada nome quanto quer gastar com seu presente ou então o produto que deseja adquirir para cada um.
O passo seguinte é pesquisar preço. Eles variam muito de uma loja para outra, segundo pesquisas feitas no ano pelo Procon-SP.
Cuidado também com as falsas ofertas e promoções. Embora essas palavras soem como sinônimos de preços baixos, Vera Marta Junqueira, do Procon, diz que às vezes são usadas apenas para enganá-lo, sem redução de preço.
Procure comprar primeiro produtos que vão ser entregues pela loja. Lembre-se que os prazos nem sempre são cumpridos.
Teste na loja tudo o que for possível. Abrir a embalagem é um direito seu e não obriga a compra. Em caso de entrega, só assine o recibo após testar o produto e ver se está tudo em ordem.
Não se esqueça de pedir e guardar as notas fiscais. Elas devem ser discriminadas, com os produtos, forma de pagamento e especificando se pode haver troca.
As notas fiscais são sua garantia caso haja necessidade de trocar ou devolver um produto que venha com defeito ou do tamanho errado.
Ao comprar brinquedo, verifique na embalagem se é adequado à idade da criança, se tem instruções e termo de garantia, que deve ser preenchido na loja, pelo vendedor.
Saiba que a loja é obrigada a manter uma embalagem aberta para que você verifique o funcionamento do brinquedo.
Na aquisição de roupas, preste atenção à qualidade do tecido e do acabamento, à numeração, e peça que o vendedor especifique na nota a possibilidade de troca.
Muito cuidado com os importados. Procure adquiri-los em locais que fornecem nota fiscal. As instruções e o termo de garantia devem vir em português.
Procure ainda saber o nome do importador, que também é responsável pela qualidade do produto.

Texto Anterior: O ideal é pagar sempre à vista, diz economista
Próximo Texto: Maior valor atinge R$ 783
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.