São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
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Corsa Sedan tem melhor desempenho

LUCIANO SOMENZARI
ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

A família do Chevrolet Corsa cresce e ganha mais um membro. Até o final deste mês as concessionárias da marca começam a vender o Corsa Sedan, derivado da versão quatro portas, com a diferença de ter porta-malas destacado e motor mais potente.
O preço sugerido do Corsa Sedan divulgado pela Chevrolet é de R$ 14.950, para a versão GL, e R$ 16.550, para a GLS, com maior número de equipamentos.
A Folha avaliou a versão GLS no autódromo de Homestead, na Flórida (EUA), e no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba (110 km a noroeste de São Paulo).
A princípio, o carro agrada pelas linhas externas, principalmente da traseira, seu grande diferencial, de aparência mais bojuda.
Com o porta-malas saliente, o Sedan ganhou mais espaço para bagagem -390 litros. Na versão hatchback, de dois volumes, a capacidade é de 260 litros.
O motor é a outra diferença do novo Corsa. Tem o mesmo índice volumétrico do da picape -1.600 centímetros cúbicos (cc)-, porém desenvolve 13 cavalos-vapor (cv) a mais que o utilitário.
Segundo o diretor de engenharia da Chevrolet, Carlos Buechler, o ganho foi obtido com a injeção eletrônica de combustível multiponto, mais eficiente que a monoponto, que equipa a picape.
Foram instalados também maiores coletores de admissão e comando de válvulas diferenciado. Juntos, permitem mistura de ar e combustível mais rica, favorecendo maior desempenho.
Na pista, o ganho de potência é facilmente notado, quando comparado às versões 1.4. O carro não sofre tanto em ladeiras quanto o seu irmão, com motor de 60 cv.
Fora o motor, as sensações ao dirigir essas duas versões são bastante parecidas. São ágeis e confortáveis. As trocas de marchas são precisas e de fácil engate. O mesmo acontece com a embreagem, num típico conjunto em que prevalece a lei do mínimo esforço.
Como uma espécie de defeito congênito, o Sedan herda alguns problemas de seu irmão mais velho. Ruídos nas forrações, suspensões muito macias e empunhadura do volante baixa demais são alguns deles.
Mercado
O novo lançamento da GM chega ao mercado para concorrer num filão com poucas opções.
No Brasil, os modelos compactos de três volumes, como o Sedan, praticamente não existem. Exceção para o Volkswagen Voyage, que será remodelado no ano que vem (leia texto abaixo).
A marca aproveita o vácuo deste segmento e a excelente aceitação que o Corsa tem entre os consumidores para tornar o Sedan líder de vendas de sua categoria.
A GM pretende produzir 240 mil unidades da família Corsa em 96 -90 mil a mais que este ano. A versão Sedan entra com 30 mil unidades desse quinhão.

O jornalista LUCIANO SOMENZARI viajou aos EUA a convite da General Motors do Brasil.

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