São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Efeito colateral; Dos arquivos; Imparcialidade; Dias contados; Hábitos; Hora delicada; Tentar não custa; Opostos se encontram; Marcação cerrada; Otimista

DOS ARQUIVOS

Efeito colateral
Governistas elogiavam ontem a rapidez com que o Planalto tenta contornar o escândalo do Sivam -com as saídas do ministro Mauro Gandra e do embaixador Júlio César. Mas, se houver CPI no Senado, as reformas vão atrasar.

Até ontem, ministros militares eram intocáveis em governos civis. Mauro Gandra (Aeronáutica) é o primeiro ministro militar a cair devido a uma crise em 18 anos. O último tinha sido Sylvio Frota (Exército), no governo Geisel.

Imparcialidade
Suplicy (PT) ponderou a Gilberto Miranda (PMDB) que, por ser parte envolvida, ele não deveria presidir a sessão da Comissão de Economia do Senado que ouvirá o embaixador Júlio César. Miranda disse que será imparcial.

Dias contados
O governo decidiu não manter a indicação de Júlio César para a embaixada brasileira no México. Só não divulgou a decisão até agora para não piorar ainda mais a situação do embaixador.

Hábitos
Contrariando a praxe, as cinco resoluções do Senado sobre o caso Sivam -números 91, 93, 94, 95 e 97- não foram elaboradas pela consultoria técnica da Casa. Depois do novo escândalo em torno do caso, mais do que nunca há senadores querendo saber a razão.

Hora delicada

Tentar não custa
PC Farias vai voltar a ser notícia esta semana. O STF vai julgar um pedido de seus advogados para anular a pena do ex-tesoureiro de campanha de Collor. Não é impossível que ele ganhe.

Opostos se encontram
Um seminário feito pelo PPB no oeste de Santa Catarina revelou um dado surpreendente até para os caciques do partido: em dez dos 70 municípios da região a tendência é o PPB se coligar ao PT na eleição de prefeito.

Marcação cerrada
Quem mais tem pressionado o relator do Orçamento de 96, Iberê Ferreira (PFL), a aprovar emendas são os candidatos a prefeito. Insistem na aprovação de suas propostas para poderem faturar eleitoralmente no próximo ano.

Otimista
José Abreu (PSDB-SP) será operado hoje, no Incor (SP), pela equipe do ministro Jatene. Vai colocar cinco pontes: quatro safenas e uma mamária. O deputado nem sequer pediu licença da Câmara.

Próximo Texto: "Englobação" econômica; Reforços; Prevenida; Ubiquidade; Mais rápido; Caiu o muro; Atrasadinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.