São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro entre índios e brancos de expedição provoca desconfiança

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao refazer o trajeto de uma expedição que percorreu o interior do Brasil há 170 anos, um grupo de aventureiros foi recebido pelos índios Bororo, no Mato Grosso, da mesma forma que os expedicionários de 1825: com desconfiança.
Essas e outras experiências foram relatados na palestra "Na Trilha da Expedição Langsdorff do Século 19", promovida pela Folha no ciclo "Aventuras".
Organizado pelo Instituto Goethe de São Paulo, o grupo seguiu a trajetória da expedição Langsdorff, que percorreu 15 mil quilômetros pelo Brasil em 1825.
Leila Florence, neta do francês Hercules Florence, um dos pintores da expedição original, disse que a reação dos índios Bororo foi a mesma descrita por seu bisavô.
"No início, eles ficaram desconfiados. Mas o 'gelo' foi quebrado quando mostramos um livro com as pinturas que meu bisavô fez da tribo no século 19."
O ciclo "Aventuras" tem palestras quinzenais, sempre às terças-feiras. Cada palestra é realizada por um nome consagrado em função de uma aventura que tenha realizado.

Texto Anterior: Neve Campbell provoca inveja ao atuar com os mais lindos da TV
Próximo Texto: Banda recordista em vendas vem a SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.