São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pombo-correio é para os filmes de mistério

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Anos atrás, aparecia na TV o repórter Florestan Fernandes Júnior (ou Filho), com a barba de militante guevarista. Mas é o filho do Florestan, historiador perseguido, cientista político, marxista, cassado pelo regime militar, mentor da nova geração de acadêmicos brasileiros, na TV, logo na Rede Globo? É possível?
É possível. De um lado, um dos maiores pensadores brasileiros, nata de onde saiu o sonho de Euclides da Cunha, "uma ciência para o Brasil", pesquisando nossas contradições, sociedade de classes e subdesenvolvimento.
Toda vez que leio sobre a resistência de pencas de pessoas à era do computador, os "neoluditas", me lembro da família Fernandes.
Isso é ridículo. É evidente que a resistência não durará muito. É evidente que, no futuro, estaremos todos na rede, é evidente que o processo é irreversível, e para que complicar se podemos facilitar? Ou você prefere um pombo-correio a um correio eletrônico?
Resistiram ao carro. Alguém ainda resiste? Resistiram à TV? Alguém ainda duvida da sua existência? Algum pai ainda proíbe os filhos de assisti-la? Alguém deixou de comprá-la, acompanhar sua programação e gastar horas em frente dela?
O mesmo acontecerá com o computador.
O Unibanco é o banco que mais se informatiza. Nas agências, são as máquinas e cartões magnéticos que trabalham, não os caixas. E, de casa, podemos fazer o impossível com um modem.
Mas assisti a uma discussão entre a gerente e uma cliente idosa. Ela dizia que não sabia usar o cartão magnético e que tinha o direito a um atendimento à antiga. E, por mais que a gerente tentasse, a cliente teimava.
O impasse sem solução. Uma velha geração vai ao sacrifício por uma nova era, e não há o que fazer.
Maria Ercília, colunista da Folha, tocou numa ferida: "É mais difícil lidar com um computador que com o liquidificador ou o namorado".
O problema é ele corresponder às suas expectativas. Este é o segredo: computador tem vida, personalidade, gênio e humor.

Texto Anterior: Adolescentes judeus de SP querem paz
Próximo Texto: Fernando Gomes, 17
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.