São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
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Elevador 'fala' com técnico por telefone

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A inteligência artificial já chegou aos elevadores. A Sur, empresa gaúcha fabricante de elevadores, está colocando em seus equipamentos um terminal chamado ST-32 (equipamento de telediagnóstico em tempo real), que permite detectar falhas na operação dos elevadores e comunicá-las imediatamente à assistência técnica da empresa.
Segundo Sérgio Smith, gerente de marketing da Sur, o ST-32 faz com que o tempo necessário para corrigir determinados problemas seja reduzido em 90%.
"Há uma melhoria brutal na qualidade do serviço de assistência técnica", diz ele.
"Os técnicos saem da central sabendo exatamente qual o problema ocorrido e o que é necessário para consertá-lo. Não há necessidade de fazer uma viagem só para examinar o equipamento."
Os problemas mais frequentes ocorridos com elevadores, relata Smith, são decorrentes de mau uso e vandalismo.
O sistema informatizado consegue detectar falhas no funcionamento antes mesmo de elas serem percebidas pelo cliente.
O princípio do do sistema consiste na coleta de informações sobre o funcionamento do elevador e na comparação destas com dados contidos nos quadros de comandos inteligentes.
Se os dados apresentarem alguma discrepância, são enviados diretamente a uma Central Regional de Assistência Técnica ou à própria fábrica da Sur.
Atualmente, cerca de 3.000 elevadores estão sendo monitorados pelo sistema de telediagnóstico.
A Sur pretende, a partir do ano que vem, incorporar a tecnologia de transmissão de dados via satélite ao sistema.
O Sursat permitirá à empresa monitorar os elevadores implantados em vários países da América Latina. "Isso deverá nos dar maior controle e agilidade no abastecimento de componentes, diz Smith.
O ST-32 é instalado nos elevadores da Sur em regime de comodato (empréstimo gratuito) com o cliente. Ele pode usufruir do sistema enquanto utilizar a manutenção da Sur.
"Graças a isso, nossa taxa de retenção de clientes é hoje de 90%. Apenas 10% dos usuários de elevadores Sur utilizam serviços de empresas de assistência técnica não-autorizadas."
Segundo Smith, um contrato simples para manutenção de um elevador custa a partir de R$ 100 por mês, subindo de acordo com as especificações do equipamento.

ONDE SABER MAIS
ELEVADORES SUR: tel. (051) 480-2988

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