São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nacional do cavalo árabe destaca as exportações

DA REPORTAGEM LOCAL

Terminou domingo último, no Agrocentro, em São Paulo, a 14ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, maior feira de animais da raça da América Latina.
Cerca de 1.100 cavalos participaram dos julgamentos das três raças de sangue árabe (puro-sangue árabe, anglo-árabe e cruza-árabe), dos quatro leilões e das provas de função.
Como no ano passado, nos estandes montados pelos criadores no Agrocentro, o comentário era sobre a nova fase da criação nacional de puro-sangue árabe.
O Brasil, que sempre foi um importador de cavalos europeus e norte-americanos, passou a exportar dezenas de exemplares para países como Argentina, Uruguai, Europa e EUA.
A própria exposição refletiu este estágio.
Criadores argentinos e uruguaios expuseram animais. Já a delegação norte-americana que visitou a mostra brasileira foi a maior de todos os tempos.
Segundo criadores nacionais de puro-sangue árabe, os norte-americanos destacaram a variedade de linhagens selecionadas no Brasil como fator determinante para o desenvolvimento da raça.
Cavalos de sangue egípcio, polonês e russo foram importados por criadores nacionais desde o início da seleção de árabe.
Outro fator que está colaborando para a boa aceitação do puro-sangue árabe nos mercados internacionais são os títulos que os cavalos têm conquistado em exposições.
No final de outubro, por exemplo, o garanhão Enchanter Magic FHP, sagrou-se reservado grande campeão da mostra nacional dos EUA, o que significa que ele foi escolhido o segundo melhor cavalo da exposição.
Enchanter Magic nasceu e está sendo criado no Brasil.
Houve uma novidade na nacional do árabe. Pela primeira vez no país, segundo os organizadores, foi permitido ao público votar no cavalo ou na égua de sua preferência durante os julgamentos.

Texto Anterior: Expande começa na quinta-feira com agrobusiness e pesque-pague
Próximo Texto: Raça foi formada nos desertos do Oriente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.