São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Livro retrata estilo das 'casas-grandes'

'Fazendas' traz arte e história

DA REDAÇÃO

Com 206 fotos coloridas, "Fazendas: Grandes Casas Rurais" chega em dezembro às livrarias do Brasil, Europa e Estados Unidos, em versões em inglês, francês e português.
O livro mostra a riqueza arquitetônica e o valor histórico das fazendas do ciclo do café do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; dos engenhos de açúcar do Nordeste (Pernambuco e Bahia) e das cabanhas que ampliaram as fronteiras do Rio Grande do Sul.
"Fazendas" está sendo lançada pela Abbevile Press, uma editora com sede em Nova Iork, especializada em obras que tratam de arquitetura, decoração, fotografia, viagens e cultura popular.
Fundada em 1977 por Harry Abrams, a Abbevile é hoje comandada por seu filho, Robert.
A editora norte-americana publicou recentemente "Estâncias: Grandes Casas e Ranchos da Argentina".
O texto de "Fazendas" é de Fernando Fragoso Pires, juiz aposentado e ex-diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Além de descrever os estilos arquitetônicos e a decoração de cada fazenda, o autor aborda a história das "casas-grandes" e de seus proprietários.
A maioria das 25 fazendas reunidas no livro está situada às margens do rio Paraíba, na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Fragoso Pires, que participa de movimentos de preservação de casas rurais históricas do Brasil, publicou outros três livros sobre fazendas e engenhos.
Nicolas Sapieha, o fotógrafo, é especializado em fotos de arquitetura, artes e jardins e já publicou mais de 50 livros.
Nascido na Polônia, Sapieha passou a infância no Brasil e atualmente mora em Portugal.

FAZENDAS: GRANDES CASAS RURAIS DO BRASIL, de Fernando Fragoso Pires e Nicolas Sapieha, 204 páginas, R$ 65, Abbeville Press.

Texto Anterior: Appaloosa faz provas e leilão no Agrocentro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.