São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quilombo vira estacionamento

DA AGÊNCIA FOLHA, EM UNIÃO DOS PALMARES

O sítio arqueológico da serra da Barriga, onde Zumbi instalou o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, se transformou ontem em estacionamento de carros de autoridades que visitaram o local.
Dezenas de carros circulavam entre grupos de teatro e de capoeira que se apresentaram ontem no alto da serra, onde os arqueólogos afirmam que se localizavam, há três séculos, casas do quilombo.
Reportagem da Agência Folha já havia mostrado que a Prefeitura de União dos Palmares (AL) havia passado uma motoniveladora no local, destruindo três vasos de cerâmica. Em dois anos de pesquisas no local, havia sido encontrado apenas um vaso como aqueles.
Cópia da reportagem foi enviada à assessoria de FHC pelo arqueólogo Paulo Zanettini, da USP (Universidade de São Paulo).
A situação foi pior ontem, devido à mudança de local da solenidade em homenagem a Zumbi.
FHC decidiu não ir ao antigo quilombo por problemas logísticos. A solenidade acabou acontecendo na Prefeitura de União dos Palmares, que desativou o sistema de segurança montado na serra.
A segurança de FHC havia impedido que os carros chegassem até o topo da serra. Eles estacionariam a 1 km do sítio arqueológico.

Texto Anterior: Movimento propõe indenização
Próximo Texto: Brasília faz marcha contra racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.