São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego atinge 1,102 milhão em SP

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de pessoas desempregadas na Grande São Paulo aumentou para 1,102 milhão em outubro, o que representou 13,4% da PEA (População Economicamente Ativa).
Em setembro, a taxa ficou em 13,3% -1,086 milhão de desempregados, segundo o levantamento realizado mensalmente pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).
A PEA é formada pelas pessoas com mais de dez anos de idade que se encontram ocupadas ou procurando emprego. Em outubro, somou 8,221 milhões de pessoas.
É o terceiro mês de outubro nos últimos 11 anos a apresentar aumento da taxa de desemprego. Os outros dois foram em 1988 e 94.
A taxa surpreendeu o diretor-técnico do Dieese, Sérgio Mendonça, porque nesse período o nível de desemprego costuma se reduzir.
"O que preocupa é que se o ano termina com um desempenho medíocre do emprego, o início do próximo ano tende a ser muito ruim", avalia Mendonça.
Isso porque os primeiros quatro meses do ano, afirma, tradicionalmente registram aumento do desemprego, que é "amenizado" pelo desempenho do final do ano.
Para o diretor-técnico do Dieese, "não há nenhum fator que aponte na direção da recuperação do nível de emprego".
Para novembro, mês que costuma ter crescimento do nível de emprego, Mendonça acredita em uma estabilidade ou mesmo em um desemprego ainda maior.
Apesar do aumento do desemprego, outubro registrou também crescimento do nível de ocupação de 0,5% puxado pelo comércio e indústria, ficando em 7,110 milhões de pessoas.
O crescimento concomitante dos níveis de ocupação e de desemprego se explica pelo aumento do número de pessoas que passaram a integrar a PEA, que incorporou 52 mil pessoas no mês de outubro.
Como nesse período foram criados apenas 36 mil postos de trabalho, o número de desempregados aumentou em 16 mil pessoas.
A indústria criou no mês 16 mil postos de trabalho. Mesmo assim, o setor emprega hoje na Grande São Paulo 55 mil pessoas a menos que em outubro de 94.
Já o setor de serviços fechou em outubro 11 mil postos de trabalho, enquanto que o de comércio criou 34 mil postos.

Texto Anterior: Taxa de inflação recua para 1,27%
Próximo Texto: Indústria acelera ritmo de demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.