São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo manda BC divulgar números

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

É determinação do governo que o Banco Central avalie e divulgue rapidamente os números exatos da operação de incorporação do Nacional pelo Unibanco. O BC deverá especificar prejuízos e mostrar quem está pagando a conta, incluindo a parte do governo.
É o que a Folha apurou entre membros do governo que estiveram ontem em Porto Alegre, para apoiar o lançamento do programa de privatizações do governador Antonio Britto.
O BC deverá dizer que facilidades está concedendo ao Unibanco (empréstimos, abatimento de prejuízos do Imposto de Renda e outras isenções) e qual a conta que será cobrada da família Magalhães Pinto, ex-controladora do Nacional, caso se apurem prejuízos maiores do que os esperados.
Com isso, o governo pretende reagir às críticas segundo as quais o dinheiro público não deveria ser usado para ajudar banqueiros.
Para o governo, as facilidades concedidas ao Unibanco para assumir um banco que poderia quebrar nesta semana devem ser vistas como investimento para sustentação do sistema financeiro como um todo.
Além disso, o BC quer deixar claro que a ajuda oficial se destina a salvar a instituição bancária em dificuldades, preservando os interesses dos clientes e poupadores.
O governo acha que a divulgação dos números da operação confirmará sua tese. Entre outras razões, porque se crê que a família Magalhães Pinto poderá não receber nada pelo Nacional e ainda ser chamada a pagar.
Nesse caso, o dinheiro pago pelo Unibanco seria usado para cobrir o rombo do Nacional. E, não sendo suficiente, a família e ex-diretores teriam que entrar com bens para completar. É forte a hipótese de que uma boa conta será cobrada dos antigos donos do Nacional.

Texto Anterior: Wal-Mart quer clientela do Carrefour
Próximo Texto: Banco quer ser 'também o melhor'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.