São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hitchcock chega à fórmula perfeita

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Há quem se esforce: a Bandeirantes entra com "Quinteto da Morte", de Alexander Mackendrick (às 13h30) e a Record com "Os Conquistadores" (às 13h45).
Mas é a CNT/Gazeta quem se destaca de fato, ao desencavar a "Intriga Internacional" de Hitchcock (20h).
A bem da verdade, é improvável que os dedos das duas mãos bastem para contar o número de vezes em que o diretor filmou mais ou menos a mesma história. Um homem (Cary Grant) é confundido com um assassino e tem de fugir da polícia enquanto busca os verdadeiros criminosos.
Como a cada vez que retomou seus filmes de trajetória, existe uma mocinha que reluta em ajudá-lo (Eva-Marie Saint, no caso). Desta vez, há também uma organização de espionagem por trás da desgraça que atinge o herói, liderada por James Mason.
Deveria ser monótono, mas Hitchcock propõe, primeiro, um fascinante percurso, que começa no prédio da ONU, em Nova York, e vai até o Monte Rushmore (onde há, esculpidos, os bustos de vários presidentes dos EUA).
No caminho, há ainda um momento absurdamente notável, quando Cary Grant é perseguido por um avião num campo aberto. Aqui, Hitchcock mergulha no pleno inverossímil (terreno que não desprezava), de onde extrai uma sequência de tirar o fôlego.
"Intriga Internacional" foi também uma maneira de o mestre britânico se reabilitar de dois filmes de enorme empenho pessoal ("O Homem Errado" e "Um Corpo que Cai") que não deram, na bilheteria, o que ele esperava.
Era sua maneira de agir: quando alinhavava uma série de frustrações na bilheteria, voltava ao seu porto seguro, às fórmulas que dominava com perfeição. E perfeição é, no caso, a palavra.
(IA)

Texto Anterior: Aprovamos mas SIVAMos faturar quanto?
Próximo Texto: 'Túmulo' une Karloff e Lugosi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.