São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Titãs voltam com disco mais diversificado

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de mergulharem em projetos-solo, os sete integrantes dos Titãs se juntaram para gravar um novo disco, "Domingo".
"É um disco mais aberto, mais variado, com uma diversidade maior de texturas musicais, mais alegre e relaxado", afirma o guitarrista Toni Bellotto.
Um álbum que não se assemelha em quase nada ao último, "Titanomaquia" -definido como o trabalho heavy da banda.
"O 'Titanomaquia' é um disco muito sombrio. O novo disco é mais iluminado, tem mais cor, é mais diversificado ritmicamente. Como se fosse um domingo depois de uma escura madrugada de sábado", avalia o baixista Nando Reis.
Antes mesmo de começarem os ensaios para o novo projeto, os integrantes da banda afirmavam que "Titanomaquia" tinha esgotado um ciclo da banda.
Preferiram dar uma guinada na direção da diversidade.
"'Domingo' é uma síntese do nosso trabalho", afirma o vocalista Sérgio Britto.
Produzido pelo norte-americano Jack Endino, o disco traz algumas novidades que evidenciam essa maior abertura decantada pelos membros do grupo.
Os Titãs optaram por buscar colaborações fora da banda. O baterista Igor Cavallera e Andreas Kisser (ambos do Sepultura) participam em "Brasileiro".
João Barone (Paralamas) toca a segunda bateria em "Eu não vou Dizer Nada", o guitarrista Herbert Vianna surge em "O Caroço da Cabeça" e o percussionista Marcos Suzano aparece em três músicas.
Dentro desse espírito aberto, há músicas compostas por "intrusos". "Eu Não Aguento" (de Boneka, Cassio e Trambolho, da banda Tiroteio) e "Rock Americano" (da dupla de "repentistas" nordestinos Mauro e Quitéria, que trabalharam com o grupo em "Õ Blésq Blom").
Herbert também assina "O Caroço da Cabeça", em parceria com Nando Reis e Marcelo Fromer.
"Temos consciência de que, para a continuidade da banda, é preciso dar essas respiradas do lado de fora", afirma Bellotto.
Em 1996, contudo, os sete titãs se dedicarão ao grupo, passando o ano na estrada. A estréia e teste da turnê será na sexta-feira, em um show com entrada franca no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo).
No repertório estarão revividos antigos sucessos guardados na prateleira -"Go Back", "Querem Meu Sangue" e "Família".
Se um dos saldos da volta do grupo foi a alegria de seus integrantes retomarem o trabalho coletivo, restou uma certa decepção em seus projetos-solo.
O disco "12 de Janeiro", de Reis, vendeu cinco vezes menos do que "Titanomaquia" -25 mil cópias.
"Foi uma vendagem decepcionante. Mas houve falha da gravadora, algumas músicas tocavam bem, mas não tinha disco nas lojas", reclama Reis.

Disco: Domingo
Artista: Titãs
Gravadora: WEA
Quanto: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: 'Domingo' é bem-humorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.