São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
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Arquitetura e artes plásticas inspiram Lang

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Exposição: Fritz Lang: Cenas e Modelos
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 011/852-9197, zona sul de São Paulo)
Quando: Abertura dia 28 de novembro; de terça a domingo, das 14h às 22h; até 17 de dezembro
Entrada: Franca

Fotos selecionadas dos fotogramas de filmes do cineasta Fritz Lang compõe a mostra fotográfica, que começa no próximo dia 28, no MIS, promovida pelo Instituto Goethe. As fotos foram reproduzidas na Alemanha e serão apresentadas associadas a obras de arquitetura e artes plásticas, nas quais Lang se inspirou para rodar seus filmes. Destacam-se cenas de alguns dos filmes, que serão exibidos no Eurocine-95, entre eles "Os Nibelungos", realizado em 1923, e "Metrópolis", em 1926.
Os conjuntos procuram analisar as tendências e os efeitos das criações artísticas em diversas épocas e que, de alguma forma, uniram os artistas em uma mesma obra. De origem austríaca, Lang (1890-1976) é considerado o mestre da escola expressionista alemã. A estilização das figuras e os exageros dos objetos cênicos marcam sua criação cinematográfica.
A imagem da morte de Siegfried à beira de um riacho, em "Os Nibelungos", está associada a uma ilustração de Carl Otto Czescha, criada em 1909. O autor ilustrava livros infantis para a Editora "Gerlach und Wiedling". Seu arrojo gráfico foi modelo para o filme de Lang.
No bosque, construído no estúdio, o diretor criou uma iluminação natural autêntica. Os efeitos relacionam-se nos planos da composição, dando realce à interpretação do ator Paul Richter. Em outra sequência do filme, a cena da ciranda das crianças ao redor de uma pequena árvore, foi emprestada do pintor alemão Hans Thoma (1839-1924). A obra é uma das mais conhecidas de sua produção romântica e naturalista. Para Lang, é a representação simbólica da juventude e da vida florescente.
Na arquitetura monumental de "Metrópolis", Lang extravasa sua expressão ousada e solene.
A torre do filme foi idealizada a partir de uma pintura bíblica da torre de Babel, feita em 1563, por Pieter Breugel (1522-1569). O pintor holandês executou o desenho com pequenos e finos toques de pincéis. A variação do contraste e das tonalidades forjam as alegorias do edifício.
Lang conheceu a obra em suas andanças pelo Museu da História da Arte de Viena e a projetou com a mesma técnica para a cidade futurista de "Metrópolis".
No filme, a imagem representa as ameaças políticas secretas, impossíveis de serem ignoradas pela casta dos senhores do poder.
As zonas detalhadas de luz e de sombra na torre e nas figuras que a rodeiam enfatizam essa atmosfera.
Lang adquiriu conhecimentos sobre a força da imagem nos estudos de pintura em Munique e em Paris e com os artistas da Escola de Artesanato Artístico, em Viena.

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