São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
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Duplicação da Fernão Dias é retomada

Obras em trecho entre Belo Horizonte e Nepomuceno, no sul de MG, foram reiniciadas ontem, após 1 ano de paralisação
As obras de duplicação da BR-381 (rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte-MG) foram retomadas ontem, depois de um ano de paralisação.
O trecho que será duplicado inicialmente tem 217 km de extensão e vai de Belo Horizonte a Nepomuceno, no sul de Minas.
O diretor do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) Tarcísio Delgado e o governador Eduardo Azeredo (PSDB) assinaram ontem as ordens de serviço, no km 620 da BR-381, município de Perdões, a 213 km de Belo Horizonte.
O custo da duplicação no trecho entre Belo Horizonte e Nepomuceno está avaliado em R$ 163 milhões, 18% abaixo do orçamento anterior, de R$ 198 milhões. O prazo para término das obras é de 12 meses.
A licitação para a duplicação dos sete lotes do trecho foi vencida por três empresas. A Construtora Triunfo, de São Paulo, havia vencido a concorrência para quatro lotes, mas desistiu de dois.
Em seu lugar, foram escolhidas as empresas classificadas em segundo lugar na concorrência, a ARG Construtora e a Sobrenco.
Antônio Queiroz, diretor da Triunfo, disse ontem que a desistência foi provocada depois que "obras da empresa em outros Estados foram canceladas", reduzindo a capacidade financeira da empresa para levar adiante os dois lotes.
A Torc Terraplenagem ficou responsável por dois lotes e a Road Indústria e Construções, por um. As empreiteiras fizeram seguros no valor de 30% do custo das obras, para garantir a continuidade da obra caso alguma delas desista.
No ano passado, as empresas que venceram a primeira concorrência, realizada em 1993, abandonaram a duplicação da rodovia, dez meses depois do início das obras, argumentando que sofreram prejuízos com o Plano Real.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Obras, esta é a primeira vez que um seguro semelhante é feito numa concorrência pública no Brasil.
O governador Eduardo Azeredo disse que as obras no trecho da BR-381, que vai de Nepomuceno a Extrema (na divisa com SP), numa extensão de 256 km, só serão realizadas depois que as da primeira etapa já estiverem adiantadas.

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