São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas privadas ocupam terreno público que era usado por sem-teto até anteontem

DA FOLHA SUDESTE

Doze empresas particulares ocupam parte de uma área pública sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) na Vila Boa Vista, na zona Norte de Campinas (99 km de SP).
A área é a mesma ocupada por 104 famílias de sem-teto que tiveram seus barracos destruídos anteontem devido a uma ação de reintegração de posse expedida pela 5ª Vara Cível de Campinas, a pedido do DER. As primeiras invasões foram feitas pelas empresas. Os sem-teto iniciaram a ocupação em março deste ano.
As indústrias fizeram obras, construíram muros e transformaram as áreas invadidas em jardins e estacionamentos sem que houvesse contestação judicial da posse ilegal por parte do órgão estadual.
Oito das 12 ocupações são apontadas como clandestinas pelo DER e foram embargadas no último dia 10 de abril, enquanto as outras quatro conseguiram autorização provisória para o uso.
A Tintas Diamante, a Polimec Indústria e Comércio Ltda., a Churrascaria Pampas do Sul, a Josépe Espaleta, uma empresa em nome de Clóvis José da Silva e um posto da Shell, que estão entre as ocupações embargadas, construíram muros de alvenaria. A Sadia S/A, com ocupação também embargada, construiu uma balança fixa de alvenaria na área do DER.
A Concretar S/A executou obras de alvenaria no local invadido. A White Martins S/A, a Solvay Saúde Animal, a Thermo King do Brasil Ltda. e a Incotela Indústria e Comércio de Tela e Arame fizeram jardins e estacionamentos.
As dizem ter um acordo com o DER para a ocupação.
O deputado federal Renato Simões (PT) entrou ontem com uma representação na Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão de Campinas contra as empresas invasoras.
O superintendente do DER, Luiz Carlos Frayzer David não foi localizado pela Folha ontem.

Texto Anterior: Ainda há muito o que fazer
Próximo Texto: Prefeitura de SP recolhe propaganda irregular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.