São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balão vai investigar nuvem invisível no país

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) anunciou ontem o lançamento de um balão para pesquisar uma "nuvem invisível" sobre o Brasil, que estaria destruindo o ozônio na atmosfera.
O balão estava previsto para ser lançado ontem, às 18h, em Bauru (345 km a noroeste de São Paulo). As pesquisas devem ser feitas até as 7h de hoje.
Orçada em US$ 400 mil, a pesquisa será paga pelo Serviço de Aeronomia e Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Quatro cientistas franceses estão em Bauru. O francês André Buivan, 55, disse que a nuvem se formaria de 17 a 20 km do solo. O ozônio ficaria "preso" na nuvem e seria congelado.
O ozônio é um gás que protege a Terra de raios ultravioletas do sol, que, segundo cientistas, podem causar cegueira e câncer.

Texto Anterior: Doença infecciosa mata aves em mangue de Florianópolis
Próximo Texto: Professor acusado de assédio é demitido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.