São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil, França e Alemanha são vencedores

DA REDAÇÃO

"Bi-Vó" (Brasil), "Vous Ne Verrez Rien" (França) e "Eastowst" (Alemanha) foram os vídeos vencedores do Festival Mundial do Minuto de 1995. "De Olhos na Cidade" foi o tema da quinta edição do festival.
Cada um dos três membros do júri votou individualmente, e cada um premiou um vídeo diferente.
O videomaker e ator Marcelo Tas escolheu "Bi-Vó", de Adriano Nery, reflexão sobre a modernidade de uma senhora de idade.
O cineasta Helvécio Ratton votou em "Vous Ne Verrez Rien", de Anne Toussaint. A diretora é presidiária na França, e realizou o vídeo com imagens captadas de sua cela na prisão.
A videomaker Ana Muylaert, por fim, optou por "Eastowest", de Ralph Meiling, outro vídeo que tem como protagonista uma senhora de idade. O vídeo acompanha a mulher tentando atravessar uma rua movimentada em Berlim.
Cada jurado concedeu também, individualmente, duas menções honrosas.
Marcelo Tas destacou "Macromotion 1, de Marc Lohrer (Alemanha), e "Eastowest", de Ralph Meiling.
Helvécio Ratton citou "Ratas", de Lautaro Nunes do Arco (Argentina), e "São Paulo à Vista", de Ariela Coctors e Marcelo Santa Clara (Brasil).
Ana Muylaert mencionou "Bi-Vó", de Adriano Nery, e "Cidade Muda", de Paulo Jofre (Brasil).
A quinta edição do festival foi a mais concorrida. Foram inscritos 914 trabalhos de 778 realizadores de 33 países. No ano passado, haviam sido 445 inscritos.
A TV Cultura exibe, no dia 9 de dezembro (sábado), às 20h30, a Mostra Minuto/Cidade, que integrou o festival.

Texto Anterior: Emílio di Biasi não representa perigo
Próximo Texto: Mostra infantil acontece hoje no Rio e em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.