São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo troca passarelas italianas por papel cigano em "Explode Coração"

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Tradições ciganas à parte, o público feminino de "Explode Coração" perdeu o fôlego ao ver o noivo rejeitado por Dara (Teresa Seiblitz): 1,86m, olhos puxados e violão em punho, o Igor de Ricardo Macchi é a sensação da nova novela da Globo.
Estreante na televisão, o gaúcho Macchi, 25, foi modelo e participou nas montagens teatrais "Blue Jeans" e "Hair".
Neste ano, arriscou um teste para um papel na novela "Cara & Coroa", da Globo. Entre um desfile e outro, recebeu em Milão, na Itália, um telefonema do diretor Denis Carvalho, convidando-o para disputar o papel de Igor.
Macchi fez as malas e saiu do aeroporto direto para a Globo. Levou o papel, e as poucas cenas que fez até agora trouxeram sucesso com as fãs e críticas a seu trabalho como ator.
Ele diz que a maior crítica vem dele próprio, porque não gosta do resultado das cenas em que atua e acha que poderia ter feito tudo melhor. Mas vê "muita discriminação" contra os modelos-atores.
"No Brasil há preconceito contra gente bonita. Acham que quem é bonito tem de ser burro e não pode ser talentoso. Pois eu sou bonito e inteligente e estou estudando para ser um bom ator", diz.
Macchi recusa-se a fazer fotos sem camisa, para não fortalecer ainda mais a imagem de sex symbol. Depois, diz que não se acha bonito: "tenho uma cara comercial, porque fiz muita publicidade. Além do mais, não entendo nada de homem bonito".
Diz que adoraria fazer um personagem que o deixasse feio e o obrigasse a engordar vários quilos -como fez Robert de Niro, seu ator preferido, em "Touro Indomável".
Ariano, Macchi se diz decidido conseguir ser reconhecido como ator e cita a determinação como um traço em comum entre ele e seu personagem. "Sou vencedor. Tenho uma determinação que me faz conseguir tudo o que quero."
Igor, mesmo rejeitado pela mulher que ama, luta para conquistá-la. "É difícil superar isso na cultura cigana. Não sei se conseguiria", afirma.
O personagem provocou uma virada na vida do ator. Macchi aprendeu a tocar violão e mudou-se para o Rio com a namorada, com quem vive há seis anos.
A novela o deixou de agenda cheia: num telefonema flagrado pela Folha, combinou um cachê de R$ 10 mil por oito horas de autógrafos.
"Estou trabalhando tanto na novela que tenho que cobrar caro para fazer outras coisas. Mas quero me dedicar ao meu personagem", diz.
Descendente de italianos, Macchi mantém a forma (e a beleza) com alimentação naturalista, sem carne vermelha nem açúcar. Por causa do assédio das fãs, está impedido de fazer suas corridas matinais no calçadão da praia do Leblon, bairro da zona sul carioca, onde está hospedado.
Tem recebido dezenas de cartas, pedidos de fotos e de autógrafos. "Já ficou difícil até ir ao cinema. Minha namorada estranha um pouco, mas ela tem que superar, porque sabe que eu batalhei para conseguir isso", afirma.

Texto Anterior: 'Fronteiras' é tema de debate na TV PUC
Próximo Texto: Modelos aparecem mais na tela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.