São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Livro tenta aproximar empresas da mídia
EDUARDO BELO
A história começa a mudar no próximo dia 1º, quando a editora Cultura lança no Brasil "Divulgação Jornalística e Relações Públicas", da norte-americana Dorothy Doty. É o primeiro livro a tratar a questão abertamente no país. O objetivo da obra é ensinar empresas, empresários, executivos e profissionais de comunicação a lidar com a imprensa de maneira profissional. E, se possível, tirar vantagem disso. "Geralmente o pessoal não gosta de falar muito no lado promocional do relações públicas, porque parece uma coisa subalterna, mas devemos assumir isso", afirma o publicitário e jornalista Nemércio Nogueira, 55, tradutor da obra. A edição brasileira ganhou uma apresentação de 22 páginas, escrita pelo próprio Nogueira. Nela, o tradutor faz considerações sobre a obra e apresenta ao leitor algumas particularidades da mídia no Brasil. "Como o livro trata da realidade dos EUA, achei que valia a pena fazer uma introdução da realidade brasileira". Na introdução, Nogueira aconselha empresários e profissionais de comunicação das empresas a atender aos jornalistas sempre que procurados -mesmo que a situação seja desfavorável-, se preparar para perguntas imprevistas, além de descrever alguns dos principais problemas enfrentados no dia-a-dia das redações. Nogueira chega a sugerir que empresários e responsáveis pela comunicação das empresas visitem os jornalistas em seu local de trabalho para conhecê-los melhor -uma postura nem sempre apreciada pelos profissionais. "O empresário fica perplexo diante da imprensa, diz Nogueira. "Ao mesmo tempo em que a teme, quer que ela goste dele". Segundo o tradutor da obra, o importante no contato entre empresa e imprensa é "saber como conduzir essa relação". A parte final da edição traz ainda um apêndice com dois artigos dos jornalistas Barbara Gancia (Folha) e Renato Pompeu ("Jornal da Tarde") com críticas aos "press releases" (informações de divulgação das empresas) malelaborados que inundam as redações. "Divulgação Jornalística e Relações Públicas", de Dorothy Doty, tradução de Nemércio Nogueira, 350 págs., editora Cultura, R$ 26,00. Texto Anterior: Campanhas de fim-de-ano puxam ganhos das agências Próximo Texto: M.Officer investe em marketing cultural Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |