São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp leva a Serra projeto com medidas para incentivar setor

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, apresenta hoje em audiência com o ministro José Serra (Planejamento) documento com 12 medidas para a reativação do setor industrial.
"Não queremos maracutaia ou dinheiro público, mas vamos reclamar da manutenção dessa política de restrição ao crédito e de juros altos por um período mais longo", afirmou Moreira Ferreira, ao divulgar, ontem, o documento.
A Fiesp, disse, reafirma sua crença no Plano Real, mas está preocupada com a queda de 22,7% no nível da atividade industrial e de 4,7% do emprego industrial entre março e setembro.
Moreira Ferreira disse que as medidas sugeridas pela Fiesp são "pertinentes, cabíveis e oportunas". Elas objetivam, afirmou, adequar a intensidade da política monetária à necessidade de fortalecimento do setor industrial.
O presidente da Fiesp afirmou que o "custo Brasil precisa e pode ser reduzido com "medidas tópicas enquanto as reformas não saem do forno do Legislativo".
Segundo ele, as medidas provisórias da fusão dos bancos motivaram a Fiesp a reivindicar junto ao governo um "alívio da conjuntura adversa ao setor industrial.
Entre as sugestões estão a desregulamentação das operações de financiamento de bens de consumo durável, agilização das exportações, flexibilização do mercado de trabalho e redução dos depósitos compulsórios.
A Fiesp também reivindica a criação de linhas especiais de crédito para facilitar a reestruturação de empresas e setores industriais.
Moreira Ferreira disse esperar que o governo receba as reivindicações da indústria paulista como uma contribuição para o aperfeiçoamento do Plano Real.
"O objetivo final de qualquer plano de estabilização é a retomada sustentada do crescimento da produção de bens e serviços, porque sem isso qualquer programa perde o sentido".

Texto Anterior: Greve em autopeças começa na 5ª
Próximo Texto: Governo faz festa para anunciar planos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.