São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
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Pesquisa identifica 4 tipos de executivos

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o objetivo de ampliar o conceito de marketing social, a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Maria Luisa Mendes Teixeira, 48, realizou uma pesquisa para fazer um perfil dos empresários do Rio.
Segundo Teixeira, as mudanças sociais que ocorrem neste final de século "têm exigido das organizações novas posturas, novas estratégias de ação, externas e internas e, do marketing, uma revisão de suas responsabilidades e estratégias.
Para ela, "o marketing, hoje em dia, deveria se orientar para o gerenciamento dessa mudança, tanto em relação ao mercado, como em relação à própria empresa".
Ou seja, para encontrar novos nichos de mercado, para mudar sua relação com os clientes e com seus próprios funcionários, as empresas deveriam recorrer, também, à área de marketing.
Para que os profissionais de marketing possam fazer esse "trabalho social", seria necessário conhecer os empresários ou dirigentes das organizações em questão.
Teixeira enviou 1.050 questionários a empresários, recebendo de volta 224 deles preenchidos.
Com a análise dos dados, a pesquisadora localizou quatro tipos principais de executivos, cada um "associado a um conjunto de valores e atitudes pertinentes à orientação para a mudança, mercado e relações de trabalho".
Esses quatro grupos foram chamados de "Controlador", "Maduro Flexível", "Religioso" e "Aberto Aparente".
O "Controlador" tem "por valores globais básicos a 'Paz Mundial' e a 'Segurança Nacional', orientado para a estabilidade social e política e para o controle externo. Mostra-se pouco favorável às mudanças e entende que os interesses da empresa devem estar acima dos clientes e da sociedade".
O "Maduro Flexível" é o segmento "que se mostrou mais favorável à mudança -de empregados, clientes ou mercado- e também o que apresentou maior compromisso com a ética, quer na política de recursos humanos, quer perante o cliente".
O "Religioso" se posiciona firmemente a favor ou contra os temas que lhe são apresentados; orienta-se mais para a especialização do que para o enfoque generalista. Finalmente, o "Aberto Aparente" orienta-se "para a satisfação pessoal, para o conforto e, ao mesmo tempo, para a estabilidade de seu mundo". "Na sua orientação para o mercado, não reconhece que devam ser investidos esforços na mudança de valores e comportamentos de empregados, clientes e mercados, mas sim da sociedade."
(FR)

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