São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995 |
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Pesquisa identifica 4 tipos de executivos
FERNANDO ROSSETTI
Segundo Teixeira, as mudanças sociais que ocorrem neste final de século "têm exigido das organizações novas posturas, novas estratégias de ação, externas e internas e, do marketing, uma revisão de suas responsabilidades e estratégias. Para ela, "o marketing, hoje em dia, deveria se orientar para o gerenciamento dessa mudança, tanto em relação ao mercado, como em relação à própria empresa". Ou seja, para encontrar novos nichos de mercado, para mudar sua relação com os clientes e com seus próprios funcionários, as empresas deveriam recorrer, também, à área de marketing. Para que os profissionais de marketing possam fazer esse "trabalho social", seria necessário conhecer os empresários ou dirigentes das organizações em questão. Teixeira enviou 1.050 questionários a empresários, recebendo de volta 224 deles preenchidos. Com a análise dos dados, a pesquisadora localizou quatro tipos principais de executivos, cada um "associado a um conjunto de valores e atitudes pertinentes à orientação para a mudança, mercado e relações de trabalho". Esses quatro grupos foram chamados de "Controlador", "Maduro Flexível", "Religioso" e "Aberto Aparente". O "Controlador" tem "por valores globais básicos a 'Paz Mundial' e a 'Segurança Nacional', orientado para a estabilidade social e política e para o controle externo. Mostra-se pouco favorável às mudanças e entende que os interesses da empresa devem estar acima dos clientes e da sociedade". O "Maduro Flexível" é o segmento "que se mostrou mais favorável à mudança -de empregados, clientes ou mercado- e também o que apresentou maior compromisso com a ética, quer na política de recursos humanos, quer perante o cliente". O "Religioso" se posiciona firmemente a favor ou contra os temas que lhe são apresentados; orienta-se mais para a especialização do que para o enfoque generalista. Finalmente, o "Aberto Aparente" orienta-se "para a satisfação pessoal, para o conforto e, ao mesmo tempo, para a estabilidade de seu mundo". "Na sua orientação para o mercado, não reconhece que devam ser investidos esforços na mudança de valores e comportamentos de empregados, clientes e mercados, mas sim da sociedade." (FR) Texto Anterior: Policiais Federais de Brasília darão aula de prevenção ao uso de drogas Próximo Texto: Projeto mineiro ganha prêmio de educação Índice |
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