São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Exposição discute arte da era do computador

Exposição de arte multimídia começa hoje no MAC

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

A integração entre arte e tecnologia é um tema inevitável neste final de século. Uma exposição montada no MAC/USP vai mostrar, a partir de hoje, como a arte incorpora os novos elementos da era do computador a seu universo.
A interatividade é um dos pontos principais desta integração e poderá ser vista e testada em exposições e performances de 26 artistas -entre brasileiros, americanos, canadenses, franceses, italianos, australianos e japoneses.
O evento "A Arte no Século 21: A Humanização das Tecnologias", organizado pelo artista multimídia Gilbertto Prado, 37, vai contar com a participação "real e virtual" dos artistas.
Muitos deles vão interagir com o público, via Internet, através dos vários computadores espalhados pelo museu. Outros participam pessoalmente, com performances multimídia ao vivo.
O evento terá também uma série de palestras sobre arte e tecnologia com os artistas que expõem na mostra e críticos, a partir de amanhã, no Memorial da América Latina. As inscrições para os três dias de debate podem ser feitas na PUC (r. Monte Alegre, 984, 4º andar, Perdizes, tel. 011/263-0211).
Um dos maiores destaques da exposição é a obra do artista canadense David Rokeby. Sua instalação -"Very Nervous System" (sistema muito nervoso)- é verdadeira parafernália eletrônica: câmeras, processadores de imagem, computadores e sintetizadores.
A idéia da obra é interagir com o público, transformando os movimentos das pessoas em música.
A curadora da mostra, Diana Domingues, participa com a instalação "In-Víscera". Em uma sala fechada, o público emite sons em um microfone enquanto assiste a imagens feitas por uma microcâmera do interior das vísceras de um paciente em cirurgia.

Exposição: "Arte no Século 21: A Humanização das Tecnologias"
Onde: MAC-USP (r. da Reitoria, 160, Cidade Universitária)
Quando: abertura hoje, às 18h. Até 10 de dezembro, de seg a sex, das 12h às 20h; sáb, das 9h às 13h.

Debate: Arte e Tecnologia no Séc. 21
Onde: Memorial da América Latina (r. Mário de Andrade, 664, Barra Funda)
Quando: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, das 8h30 às 18h.

Texto Anterior: Cinema pode ser revolução cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.