São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trailer é alternativa para as férias

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Alugar um trailer para ir à praia ou ao campo pode ser sinônimo de economia e até de aventura.
Há trailers de vários tamanhos -de um ou dois eixos- e preços (veja quadro abaixo), que podem acomodar duas, quatro ou mais pessoas.
A Karmann-Guia e a Turiscar são as principais fabricantes no Brasil -produzem modelos de 2,2 metros a 7,4 metros.
Os trailers podem ser rebocados até por veículos menores, como o Gol -mas só os modelos pequenos, de até 3,5 metros. A embreagem do carro, por exemplo, é muito exigida no transporte e pode sofrer danos.
O ideal é ter um veículo com motor mais potente e tração traseira -ou, melhor ainda, uma picape.
Os trailers geralmente são equipados com camas dobráveis (que durante o dia podem se transformar em sofás), luminárias, geladeira, fogão e banheiro com chuveiro -itens que garantem o conforto.
Há, ainda, a possibilidade de alugar um "motor home" (furgão, caminhão ou ônibus com os mesmos equipamentos de um trailer).
O primeiro passo, antes da viagem, é instalar um engate no veículo para transportar o trailer -custa, em média, R$ 200. Uma revisão nos freios é necessária.
Outra modificação (provisória e feita na própria locadora, com preço já incluso no aluguel) é a instalação de espelhos retrovisores próprios para o reboque -maiores e com um suporte, que os afastam da lateral do carro para aumentar a área de visibilidade. Não há necessidade de furar a lataria.
"O motorista ainda deve receber algumas instruções práticas para poder viajar com segurança, como aprender a manobrar o veículo com o trailer engatado", diz Angela Ginart, da locadora Angela Trailer.
Outra recomendação diz respeito à velocidade máxima. Com o trailer engatado, o carro não deve ultrapassar, em geral, 80 km/h.
"No verão as locadoras costumam fazer aluguéis por períodos mínimos de dez dias", afirma Olavo De Nunzio, da Locatrailer.
A carta de habilitação, para transportar trailers de até 6 metros, deve ser da categoria "D". Já os maiores exigem habilitação categoria "E".

Texto Anterior: Unipac lança tanque plástico de combustível; Peugeot investe nos serviços técnicos; O NÚMERO; VW lança catálogo em CD Rom; Rede de revendas será informatizada
Próximo Texto: Proprietários dão dicas a iniciantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.