São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Figueiredo sofre operação e visita Geisel em clínica na zona sul do Rio

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O ex-presidente da República João Baptista Figueiredo, 77, foi operado ontem na Clínica São Vicente (Gávea, zona sul do Rio) para eliminar um aneurisma da aorta abdominal. Na mesma clínica está internado o ex-presidente Ernesto Geisel, 87, se recuperando de uma infecção pulmonar.
O médico Helenio Coutinho, 68, que operou Figueiredo, disse à Folha que a operação foi bem-sucedida. O ex-presidente ficará por 48 horas no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e por cerca de sete dias na clínica.
Segundo o boletim médico de 17h50 de ontem, a cirurgia aconteceu das 10h55 às 15h05.
Segundo Gazale, Figueiredo está internado no mesmo andar em que está o ex-presidente Geisel.
Gazale disse que anteontem, ao chegar à clínica, Figueiredo fez uma rápida visita a Geisel. "Aqui estamos juntos", teria dito Figueiredo. A clínica informou ontem à tarde que Geisel passa bem e que deve ter alta nesta semana.
Figueiredo é o terceiro a apresentar aneurisma abdominal entre os irmãos da família.
O general Euclides Figueiredo foi operado há três anos de problema semelhante pelo mesmo médico. E o dentista Luiz Felipe, o caçula, morreu há cerca de cinco anos, vítima de rompimento de um aneurisma abdominal, uma dilatação da artéria aorta que, se não detectada a tempo, pode provocar o rompimento.
Segundo a angiologista (especialista em vasos sanguíneos) Sheila Andrade Sales, o rompimento é fatal em 99% dos casos.
Segundo Sheila, a cirurgia consiste na colocação de uma prótese de material especial por dentro da artéria, restabelecendo o diâmetro normal no ponto afetado.

Texto Anterior: Inquérito tem falha, diz Lilico
Próximo Texto: Relator eleva aposentadoria de servidores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.