São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa ação contra ex-diretores

DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, Roberto Santoro Fachini, recebeu denúncia criminal ontem contra 53 ex-diretores do Banespa nos governos Quércia (1987-91) e Fleury (1991-94).
A denúncia foi oferecida no dia 14 por Ricardo Nahat, procurador-regional do Ministério Público Federal em São Paulo.
Nahat considerou que os ex-diretores foram responsáveis por operações financeiras irregulares -empréstimo de dinheiro do banco à Cooperativa Agrícola de Cotia e às Indústrias Nardini S/A.
Com o recebimento da denúncia criminal, começa a ação penal e os denunciados passam à condição de réus. Os interrogatórios deverão começar em janeiro de 96.
Nas próximas semanas a Justiça enviará aos ex-diretores um ofício comunicando a data do interrogatório. A denúncia de Nahat citava 54 ex-diretores, mas Fachini julgou extinta a punibilidade de Orlando Gabriel Zancaner, que já morreu.
O juiz determinou sigilo sobre o processo. Além disso, está estudando o pedido de Nahat sobre o sequestro de bens.
Essa é a quinta ação penal iniciada pela Justiça contra ex-diretores do Banespa. Em julho, quatro ações penais foram recebidas pela Justiça -três contra Antonio Hermann Dias Menezes de Azevedo e Ricardo Dias Pereira e uma contra Pedro Luiz Ferronato e Waldemar Camarano Filho.
Segundo a Procuradoria da República, os ex-diretores concederam empréstimos ao governo paulista de forma irregular.

Texto Anterior: Fepasa e aeroportos cobrem 50% da dívida
Próximo Texto: Fundo deve ter recursos só da CEF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.