São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Táxis vão cobrar bandeira 2 em dezembro

DA REPORTAGEM LOCAL

Os táxis de São Paulo poderão utilizar bandeira 2 em todas as corridas durante o mês de dezembro.
O prefeito Paulo Maluf anunciou ontem a medida durante cerimônia de entrega de diplomas para cerca de 600 taxistas que participaram do Curso de Turismo Receptivo para Motoristas de Táxi, promovido pelo Anhembi (leia texto ao lado).
A bandeira 2 é cobrada normalmente aos domingos, feriados e nos dias de semana entre 20h e 6h.
O taxímetro em bandeira 2 roda cerca de 25% mais rápido do que em bandeira 1. A bandeirada (quantia fixa previamente marcada no taxímetro) é a mesma para os dois sistemas, R$ 2,60.
Segundo o prefeito, a autorização é "uma compensação". "Em dezembro as ruas ficam mais cheias de automóveis, o trânsito fica lento e os táxis não andam, baixando a receita", disse.
A autorização deve ser feita ainda nesta semana por meio de uma portaria do secretário dos Transportes, Carlos de Souza Toledo.
Segundo o secretário, a cobrança de bandeira 2 durante o mês de dezembro é "uma tradição". Há três anos a prefeitura não autorizava esse tipo de cobrança.
Segurança
Aproveitando a platéia cativa formada por taxistas, tradicionais "cabos eleitorais", Maluf defendeu a atuação da Polícia Militar para dar proteção aos motoristas.
"Os índices de criminalidade contra os taxistas vêm aumentando. A Rota nas ruas serve como força inibidora", disse o prefeito.
Maluf atacou, em seu discurso, as entidades de direitos humanos. "Direitos humanos é para quem trabalha, como os taxistas, e não para assassinos que roubam e matam covardemente", disse.
O presidente do sindicato dos taxistas, Natalício Bezerra da Silva, 60, se disse revoltado com a falta de segurança. "Neste ano já foram assassinados 35 taxistas. É o maior número dos últimos anos", disse.
Para Silva, a autorização para a cobrança da tarifa pela bandeira 2 vai compensar a falta do 13º salário para os taxistas.
O presidente do sindicato elogiou ainda a iniciativa do Anhembi de realizar o curso de recepção de turistas para os taxistas. "Os profissionais precisam se especializar naquilo que fazem", disse.

Texto Anterior: Polícia apreende 2,5 kg de coca em Rio Preto
Próximo Texto: Curso tem formatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.