São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartório: você ainda vai se estrepar em um

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

A marquise do Parque do Ibirapuera estar toda esburacada, colocando em risco as rótulas e os cotovelos dos patinadores in-line, é uma pequena catástrofe. A Leila Cordeiro dizer, no "Jornal do SBT", que a mãe da atual soberana britânica é a Elizabeth 1ª, quando a legítima rainha Elizabeth 1ª viveu no século 16, é uma catástrofe de tamanho médio. Já os cartórios, esses são uma catástrofe de proporções gigantescas.
Na última segunda, tive o desprazer de passar a tarde indo e vindo do 30º Tabelião de Notas de São Paulo. Saí de lá exausta e pávida.
Em nome da diligência, de um ano para cá resolvi encurtar minha assinatura. Acontece que minha nova marca do zorro não foi reconhecida em um documento e eu tive que me apresentar no cartório onde tenho firma há mais de 15 anos, a fim de regularizar a nova assinatura.
Chegando lá, uma dona Rose, muito da aborrecida, exigiu CIC e RG. Saquei da carteira as cópias autenticadas. "Só serve original". Tentei argumentar: "Mas, minha senhora, esses xerox foram autenticados aqui, por vocês. Tenho firma neste cartório há anos, a senhora pode conferir." Nada. Lá fui eu para casa buscar os originais.
Dona Rose, um pouco mais bem-humorada depois de almoçar e digerir os desaforos que eu havia lhe desferido ao sair, me mandou pagar a nota no guichê. Como não costumo andar com dinheiro, fui forçada a cometer o descalabro de perpetrar um cheque no valor de sete reais e qualquer coisa. Depois de uma amarga espera em pé, um funcionário me chamou para assinar documentos e -surpresa- para pagar uma nova nota, no risível valor de setenta centavos. "Quantas outras notas vocês vão me apresentar?", indaguei, choramingando, enquanto fazia o segundo cheque. Só por curiosidade, cronometrei a operação cartório: foram 3h25 de dor.
A Constituição de 88 tentou remediar essa vergonha. Tentou, mas nada se fez. Pois eu pergunto: "Usque tandem catilina?" Até quando teremos de engolir essas ineficientes capitanias hereditárias? Estamos ou não há um sopro do fim do milênio?

Texto Anterior: Viúva faz funeral de marido sequestrado
Próximo Texto: Carteiros ficam carecas para protestar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.