São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos tenta 'sufocar' Botafogo

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O Santos prepara um forte esquema de marcação para tentar vencer hoje o Botafogo, às 20h30, na Vila Belmiro. A idéia é sufocar o Botafogo no seu campo de defesa, não dando chances para o atacante Túlio e demais jogadores.
O Santos usará a tática "rolo compressor". O técnico Cabralzinho determinou marcação cerrada desde a saída de bola do adversário. A idéia é marcar um gol no início do jogo.
"Vamos abafar o Botafogo em seu campo, fechar os espaços e tentar um gol no início do jogo. Hoje é matar ou morrer. Vamos na pressão, na marcação-sufoco, sem dar espaço para ninguém ", disse o atacante Vágner.
A tática visa evitar três problemas que costumam afetar o rendimento da equipe: a fragilidade da defesa, a imaturidade dos jogadores e a cobrança da torcida, que pode atrapalhar o time caso o Santos demore a marcar um gol.
A principal preocupação do treinador é com a formação da defesa, mais exatamente com o substituto do zagueiro central Ronaldo.
Durante a semana, o técnico chegou a cogitar a hipótese de improvisar o meia Gallo na posição.
Como isso enfraqueceria o meio campo, Cabralzinho passou a estudar a hipótese de promover o retorno ao time do lateral Marquinhos Capixaba.
O jogador, que iniciou o Brasileiro como titular, acabou sendo afastado pelo técnico, que o considerou fora de forma física. Capixaba volta ao time titular após 11 partidas na reserva.
A única mudança confirmada é Marcos Paulo na vaga de Marcos Adriano na lateral esquerda.
Com a equipe marcando o adversário o campo todo, o técnico também pretende impedir que Santos se "desligue" do jogo.
Por ser uma equipe jovem (média de idade de 22 anos), o Santos, segundo Cabralzinho, costuma perder a concentração nas partidas.

LEIA MAIS
sobre o Campeonato Brasileiro às págs. 2 e 3

Texto Anterior: Tapie é condenado em segunda instância; Roberto Carlos acusa Batistuta de desleal; Atlético-MG enfrenta América de Cali hoje; Itália veta restrições a atletas estrangeiros; Apenas duas equipes se inscrevem em seletiva; Holyfield diz que se aposenta no final de 96; Agassi desfalca time dos EUA na Davis
Próximo Texto: Gallo quer time 'pegador'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.