São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é o autor citado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O naturalista norte-americano Stephen Jay Gould, 54, é considerado por especialistas como um dos maiores narradores da história natural.
Gould se notabilizou como professor de biologia, zoologia e história da ciência na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ao produzir centenas de artigos para a revista "Natural History".
Muitos de seus livros viraram best sellers na Europa e alguns já foram publicados pela editora Companhia das Letras no Brasil.
Gould defende a tese do "equilíbrio interrompido" -formulada em 1972-, que narra como a evolução se processa aos saltos.
Ele procura mostrar que as espécies passam milhões de anos imutáveis, mas são capazes de mudar em um curto espaço de tempo na escala geológica.
O naturalista utiliza o humor, cultura popular e erudita para formular suas teses e defender a "Teoria da Evolução" do cientista Charles Darwin.
Por sempre defender Charles Darwin, Stephen Jay Gould recebeu o apelido de "buldogue de Darwin".
Em 1993, quando a entrevista com Gould foi publicada na revista "Veja", o naturalista estava no Brasil para realizar duas palestras em São Paulo.

Texto Anterior: Anulação deixa alunos surpresos
Próximo Texto: Exame é feito por 200 professores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.