São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mau atendimento lidera as reclamações

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo o ombudsman da polícia, Benedito Domingos Mariano, o atendimento policial foi considerado ruim por 26% dos denunciantes.
"A maioria dessas pessoas reclamou da demora em ser atendido", disse Mariano.
A ouvidoria, criada para receber reclamações da população sobre abusos da polícia, foi acionada 453 vezes nos primeiros sete dias úteis de funcionamento.
O órgão, que é a primeira experiência de ombudsman de polícia da América Latina, iniciou suas atividades no último dia 21 de novembro.
As 106 denúncias (excesso policial) representaram 23,4% do total. Foram recebidas também 158 sugestões, (equivalente a 34,9%), e 189 pedidos de informações, 41,7%.
As denúncias sobre excessos da polícia estão sendo investigadas. Dependendo da gravidade, segundo avaliação da ouvidoria, elas são enviadas para o distrito policial ou para as corregedorias das polícias civil e militar.
Já as denúncias que se referem especificamente a abuso de autoridade, homicídio, espancamento e tortura vão ser apuradas "em caráter de urgência" e têm prazo de 15 dias para ser apuradas e respondidas.
"Nas comunicações sobre ponto de droga (que correspondem a 11% das denúncias), as pessoas chegam a dar o nome da rua e o número da casa do denunciado", afirmou o ombudsman.
As sugestões mais comuns enviadas pediam melhores salários para os policiais e mais equipamentos para as delegacias.
Segundo Mariano, as sugestões serão analisadas e deverão fazer parte do primeiro relatório oficial a ser divulgado em 29 de fevereiro do ano que vem.
As informações requisitadas envolviam o funcionamento da ouvidoria e do serviço público em geral (como contestar multas de trânsito, por exemplo).
"Estou satisfeito com o retorno que a população deu à ouvidoria, enxergando que ela é um espaço seu", disse Mariano.
São encaminhadas em média 64,7 reclamações por dia.
O ombudsman aumentará a estrutura de seu órgão em dezembro. Será implantada uma central telefônica com 50 ramais. Atualmente, o órgão tem apenas um ramal.
Mariano conta com o auxílio do delegado Maximino Fernandes Filho, da Polícia Civil e do coronel Hypolito de Souza, da Polícia Militar, além de uma secretária.

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo funciona na avenida Higienópolis, 758. As reclamações podem ser feitas por telefone (8261244 ramal 222) das 9h às 17h, nos dias úteis. O ombudsman e auxiliares atendem pessoalmente entre 9h e 12.

Texto Anterior: Carro-forte é roubado
Próximo Texto: Aumenta o número de doenças sexuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.