São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arraes critica as condições

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), acha que as condições impostas pelo governo federal para que os Estados tenham acesso ao programa de ajuste fiscal "ferem a soberania dos Estados".
A informação é do secretário estadual de Imprensa, Jair Pereira. Arraes, disse ele, não concorda com exigências como a demissão de servidores e a venda de patrimônio.
"O governo federal copia as imposições que o FMI (Fundo Monetário Internacional) faz ao Brasil", afirmou o secretário. Segundo ele, o Estado só reivindicaria o acesso às novas linhas de crédito em outras condições.
Para a adesão ao programa, o governo impõe uma série de condições. Exige, entre outras coisas, a demissão de servidores e a redução das despesas com a folha de pagamento dos Estados beneficiados.
O governo de Pernambuco passa por dificuldades financeiras e ainda não sabe como vai pagar o 13º salário dos seus 184 mil servidores. O salário de novembro foi parcelado em duas vezes.
O Estado, que arrecada R$ 130 milhões por mês, gasta R$ 109 milhões -ou 83% do total- com a folha de pagamento do funcionalismo.

Texto Anterior: FGTS fica fora do socorro aos Estados
Próximo Texto: Malan admite usar fórmula igual à da dívida externa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.