São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário culpa a elite por sequestros

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), afirmou ontem que os empresários do Rio farão uma campanha para arrecadar fundos para que o Estado possa aumentar seu investimento na área de segurança pública.
"Queremos estabelecer uma parceria entre o empresariado do Rio e o governo do Estado", disse, após a entrevista coletiva dada por seu filho, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Filho, que passou 36 dias em poder dos sequestradores e foi libertado anteontem.
Gouvêa Vieira, que se disse contrário à legalização das drogas, criticou duramente a elite carioca, que, segundo ele, é responsável pela existência dos traficantes.
"Se não tem mercado consumidor das drogas, não tem traficantes. A droga é cara. A elite é que consome as drogas", afirmou.
Segundo ele, a criminalidade só se resolve com investimentos que gerem empregos e com a redução do lucro dos traficantes.
"Sequestro e tráfico é tudo uma coisa só", disse.
Gouvêa Vieira disse ainda que outra medida importante no combate ao crime é a urbanização das favelas. "A favela tem de ser tratada como um bairro. Tem de ter a mesma estrutura: parques, escolas", disse.
Gouvêa Vieira afirmou que houve negociação entre a família e os sequestradores, mas se negou a dar maiores detalhes. Ele disse, no entanto, que não houve pagamento de resgate.
DAS
Apesar de sua participação apenas indireta na libertação do estudante Eduardo Eugênio e do empresário José Zeno, a DAS (Divisão Anti-Sequestros) está pressionando o governo estadual por melhores salários.
A pressão já começa a surtir efeito. A cúpula da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública está em entendimentos com o governador Marcello Alencar (PSDB) para estipular uma gratificação especial para os policiais da divisão.
O chefe de Polícia Civil, delegado Hélio Luz, defende uma gratificação diferenciada para os policiais da DAS.

Texto Anterior: Figueiredo continua em tratamento intensivo; Ernesto Geisel recebe alta de clínica no Rio; STJ abre três inquéritos contra governador do AC; Governador do PA recebe comissão da OEA
Próximo Texto: Prefeitura monta esquema de segurança para autoridade libanesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.