São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire vantagem do uso do cartão de crédito

O cartão de crédito é um bom instrumento para adiar o pagamento de suas compras. Mas só o utilize se o preço for o mesmo do pagamento à vista e quite integralmente a fatura no vencimento.
O governo permitiu o parcelamento do pagamento das compras com cartão em até quatro vezes. Você deve pagar 50% na primeira fatura, mais três prestações. Mas como os juros devem ser altos, evite o financiamento.
Existem ainda lojas que fixam limites mínimos de gastos para aceitar o cartão. Não compre mais do que precisa só para usá-lo.
Saiba que, com alguns cuidados, é possível tirar vantagem ainda maior do uso de seu cartão.
1 - Em primeiro lugar, é preciso programar a data da compra. Ela deve ser feita dois ou três dias antes do vencimento da fatura.
Dessa forma, o valor correspondente só cairá na fatura do mês seguinte. Ou seja, você terá cerca de 30 dias para pagar.
2 - Nesse período, invista o valor correspondente às compras em uma aplicação financeira, como a caderneta de poupança. Assim, não corre o risco de gastar o dinheiro e ainda tem rendimento.
3 - Procure pagar a fatura integralmente na data de vencimento. Os encargos por atraso no pagamento são bastante elevados, bem como os juros do parcelamento.
Na semana passada, segundo pesquisa da Folha, as taxas por atraso chegavam a 14,99% ao mês, mais multa de 10%, cobrada na maior parte dos cartões.
4 - Se você perder o prazo de pagamento, não espere a próxima fatura para quitar a dívida. Pague o mais depressa possível.
Isso porque os juros são pro rata e incidem apenas sobre os dias em que você ficar em débito.
Na maior parte dos casos, os encargos só são cobrados na fatura seguinte. Aí vale a pena pagar antes apenas o valor principal.
Em outros, os encargos devem ser pagos na mesma data da quitação da fatura. Informe-se sobre isso na administradora de seu cartão antes de fazer o pagamento.

Texto Anterior: Consumidor deve evitar o crediário, diz especialista
Próximo Texto: Faça reclamação via Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.