São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Míssil; Burocracia; Fontes de consulta; Pendente; Hora do leão; Ingênuo; Por fora; Mistério; Ônibus; Ativo

Míssil
O deputado Paulo Bernardo (PT-PR) prepara um petardo contra o governo. Entrega quarta-feira o relatório que lhe coube do Orçamento para 96 cortando a dotação de US$ 247 milhões para o Sivam.

Burocracia
Bernardo justifica: "Não se trata de uma crítica ao Sivam. É que o projeto depende de empréstimo externo, que deve ser aprovado pelo Senado. Sem essa aprovação, não pode constar do Orçamento".

Fontes de consulta
Resposta do governo aos parlamentares aliados que reclamam da falta de informações sobre o Sivam para poderem defender o Planalto: há farto material oficial na Comissão de Defesa Nacional. Basta ir até lá e consultar.

Pendente
Prestigiado por FHC no início da crise, Jobim corre o risco de ver sua cotação despencar no Planalto se não conseguir logo uma versão convincente da Polícia Federal. Três já caíram e nenhum era da PF, que executou o "grampo".

Hora do leão
Enquanto o caso Sivam vai se arrastando, o governo tentará nesta semana encontrar novos assuntos no Congresso. Quer, por exemplo, votar na Câmara o projeto de alterações no Imposto de Renda de pessoas físicas.

Ingênuo
Um dos presentes ao jantar, no último sábado, para FHC e Robert Rubin, secretário do Tesouro dos EUA, disse que nunca tinha tido o telefone "grampeado". Rapidamente, alguém retrucou: "Nada disso. Você apenas não sabe".

Por fora
Robert Rubin, secretário do Tesouro dos EUA, quis ouvir dos empresários brasileiros uma análise sobre o México. E descobriu algo curioso: apesar de cheios de opinião, nenhum dos presentes tinha negócios em solo mexicano.

Mistério
No jantar de sábado para FHC, Malan anunciou uma nova fusão de bancos segunda-feira. Como o ministro foi sucinto, todos foram dormir com uma dúvida: ele se referia ao caso Banorte-Bandeirantes ou tem coisa nova na praça?

Ônibus
O PSDB espera recuperar, neste mês, a condição de terceira maior bancada na Câmara. Só nesta semana, os tucanos devem receber a filiação de cinco deputados federais. O primeiro da lista é José Chaves (sem partido-PE).

Ativo
Presidente do PT, José Dirceu avisa que está olhando de perto as disputas internas para escolha de candidatos a prefeito pelo partido em 96. Nesta sexta-feira, já tem viagem marcada para Goiânia, onde a situação é das piores.

Próximo Texto: O tamanho do rombo; Em baixa; Sobe-e-desce; Papai Noel baiano; Radical; A energia é nossa; Lançamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.