São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gráfica possibilita cor total

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro Tecnológico Gráfico - Folha vai permitir a impressão de um jornal de 48 páginas com cores em todas elas. Até então, a Folha conseguia imprimir 4 páginas coloridas num jornal de 40 páginas.
As rotativas que vão permitir o salto para a cor total foram fabricadas na Alemanha pela Man Roland. Modelos similares a elas usados pelos jornais "USA Today" (Estados Unidos), "Corriere della Sera" (Itália), "Le Figaro" (França) e "Axel Springer" (Alemanha). Mas nenhum deles emprega cor em todas as páginas.
A impressora que a Folha está inaugurando é chamada Mediaman. Até junho do próximo ano, outras três máquinas entrarão em funcionamento.
As novas rotativas elevam a capacidade de impressão da Folha em 41,7%. A gráfica da Barão de Limeira continua em operação.
As rotativas que permitem esse ganho formam 24 torres de 15,10 metros de altura -a altura de um prédio de cinco andares.
Todo o processo de impressão é controlado por computadores -desde o momento em que é gravada a chapa que será usada na impressão ao empacotamento automático dos exemplares.
Até o carregamento dos caminhões dispensa o trabalho manual. Ele é feito por uma esteira.

Texto Anterior: Nova gráfica da Folha é inaugurada hoje
Próximo Texto: Páginas percorrem 35 km
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.