São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan diz que inflação ficará em 20% este ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O seminário internacional sobre "Estabilização e Mercados Emergentes", que antecedeu a inauguração do Centro Gráfico Tecnológico-Folha, mostrou pontos de contato entre os três principais países latino-americanos (Argentina, Brasil e México).
Houve palestras do ministro da Fazenda, Pedro Malan, do ministro argentino da Economia, Domingo Cavallo, e do vice-ministro da Fazenda do México, José Julián Sidaoui. Depois, falou o ministro José Serra (Planejamento).
O principal ponto de contato entre as experiências de estabilização desses países é o sucesso deles em termos de redução da inflação.
Malan disse, na sua exposição, que a inflação este ano, no Brasil, será de 20%. Mas afirmou que "a batalha ainda não foi ganha".
Afirmou que, pretender tratar de problemas na área social sem resolver também a questão econômica, é "mais uma vez optar por uma solução de curto prazo".
Domingo Cavallo disse que em 1994 a inflação na Argentina foi de 3,9% e que, este ano, ficará abaixo de 2%.
O ministro argentino disse que a abertura do mercado argentino levou a um aumento de produtividade. "Este é o fenômeno mais saudável que pudemos notar."
Mesmo no México, país em que a inflação voltou a subir na esteira da crise cambial de dezembro, o governo aposta em reduzi-la substancialmente no ano que vem.
Não puderam comparecer, pela mesma razão, o ministro da Fazenda do México, Guillermo Ortiz, e o ministro chileno da área, Eduardo Aninat.
Os dois estão envolvidos na discussão dos respectivos Orçamentos para 1996 e não puderam deixar seus países. O seminário foi mediado pelo jornalista Clóvis Rossi.
Uma das questões mais importantes que deveria ser tratada no decorrer do debate é a cambial, dados os conhecidos temores de que as moedas brasileira e argentina estejam excessivamente valorizadas na comparação com o dólar.

Texto Anterior: Páginas percorrem 35 km
Próximo Texto: COMO VAI FUNCIONAR O CENTRO GRÁFICO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.