São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semifinalistas buscam suas identidades

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Santos começam a disputar as semifinais do Campeonato Brasileiro a partir de quarta-feira no momento em que passam por uma "crise de identidade".
Os números das quatro equipes, levantados pelo Datafolha, indicam que os treinadores terão que se preocupar mais com seus próprios times do que com os adversários.
Pelo fato de a rodada de ontem ter acabado minutos antes do fechamento desta edição, foram usados os dados das equipes até a penúltima rodada.
Como era previsível, os dois times que conquistaram o primeiro turno (Cruzeiro e Fluminense) tiveram queda de rendimento e agora precisam se reorganizar.
Cruzeiro, destaque do primeiro turno, mostrou no segundo um futebol desfigurado. A equipe mineira sofreu 38% a mais de gols e o índice de acertos de finalizações caiu 62,5% (de oito para três). A média de gols caiu de 2,1 para 1,1.
A esperança dos torcedores é que Paulo Roberto e Roberto Gaúcho voltem a fazer assistências -os passes deles foram responsáveis por 12 dos 35 gols do time.
O Fluminense, entre os semifinalistas, é quem tem o pior ataque, pior passe, menor tempo de posse de bola, o maior número de faltas. Em compensação, tem a melhor defesa.
O Botafogo, um dos melhores ataques do campeonato, vive sob incertezas. O número de finalizações caiu 25% e Túlio, artilheiro do Brasileiro, pode desfalcar o time. Para se classificar, o time passou a fazer 25% mais faltas no segundo turno e poderá ter problemas com árbitros.
Situação inversa vive o Santos. Com vários jogadores ameaçados de suspensão pelo terceiro cartão amarelo, a equipe que fazia 31 faltas no primeiro turno reduziu em quase 30% esse número e hoje faz cerca de 22.
Esse cuidado com as falta tornou o time menos combativo -queda de 14,2% no número de desarmes por jogo. O time, por outro lado, melhorou no passe e atingiu 82% de acerto no returno.

Texto Anterior: O JOGO
Próximo Texto: Técnico acerta o passe e garante recuperação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.