São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibular da Faap começa hoje com teste de aptidão

DA REPORTAGEM LOCAL

A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e a Febasp (Faculdade de Belas Artes de São Paulo) inauguram hoje a temporada de exames das faculdades particulares de São Paulo.
O exame da Faap começa com prova de aptidão para os cursos da área de artes (educação artística, desenho industrial e arquitetura). Participam da primeira prova da Belas Artes candidatos a todos os cursos (leia texto abaixo).
A Faap registrou um pequeno aumento no número de inscritos: concorrem neste ano 15.953. No ano passado, foram 15.739.
Amanhã, os candidatos a Faap fazem provas de português e matemática. O vestibular termina na quarta, com estudos sociais (geografia e história), ciências (química, física e biologia) e língua estrangeira (inglês ou espanhol).
As provas para cada área são diferentes e também têm pesos diferenciados na nota final (120 pontos). A prova de português tem o maior peso. Ela vale 40 pontos para as áreas de humanas, tecnologia e artes, e 35 para a área de exatas.
Todos os candidatos farão os exames no campus da Faap (r. Alagoas, 903, Pacaembu, São Paulo). A coordenação recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.
É preciso levar carteira de identidade, cartão de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica azul. Quem faltar ou tirar zero em uma ou mais provas é eliminado.
Os candidatos que vão fazer exame de aptidão precisam de material especial, descrito no manual do candidato.
Os alunos têm três horas e 30 minutos para fazer a prova. Só é permitido deixar a sala depois de uma hora e meia.
Segundo o diretor-executivo do exame, Antonio Carlos Cappabianco, a opção entre espanhol e inglês ocorre na hora da prova.
O gabarito das duas provas é idêntico. "Se o aluno não souber uma questão de inglês, por exemplo, pode olhar a questão da prova de espanhol com o mesmo número. A resposta é a mesma", diz.
Kellen Cristina do Nascimento, 18 , escolheu prestar economia na Faap e ciências sociais na Fuvest. Kellen afirma que está estudando mais para a Fuvest, mas sem esquecer da faculdade particular.
"Quem estuda para um exame acaba se preparando para todos". Para ela, a maior dificuldade está em física e química. "Espero que no vestibular da Faap as questões dessas matérias não sejam tão difíceis quanto as da Fuvest", diz.
Leandro Fagundes, 19, vai prestar administração de empresas na Faap e na Fuvest. "Mas prefiro entrar na Faap", diz. Para ele, que fez o colegial na fundação, a faculdade tem seus atrativos.
"Além de um bom curso, a Faap dá mais liberdade para o aluno que outras faculdades", diz. "E a rapaziada é nota dez".
Candidato ao curso de cinema, Arlindo Lemes Júnior, 17, também presta Faap e Fuvest. "São as únicas escolas de São Paulo que oferecem o curso", diz.
Apesar de estar "estudando legal", Arlindo conta que não foi bem na primeira prova da Fuvest. "Desse jeito, acho que vou acabar na Faap." Fabiana Castro, 19, vai prestar publicidade na Faap e letras na Fuvest. Mas prefere a Faap.
Gabarito
Amanhã e na quarta a Folha Informações vai fornecer as respotas das provas da Faap, logo após a divulgação do gabarito oficial, pelo telefone 900-0318. O serviço custa R$ 1,17 por minuto e funciona no Estado de São Paulo.

Informações: Faap - (011) 825-5811.

Texto Anterior: Fuvest encerra 1ª fase com prova 'fácil'
Próximo Texto: Febasp começa com a redação e 100 questões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.