São Paulo, sábado, 9 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografia de Tom Jobim causa polêmica

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Um ano após a morte de Antônio Carlos Jobim, em 8 de dezembro de 1994, chega ao mercado a biografia "Tom Jobim - A Simplicidade do Gênio", publicada pela Record depois de uma polêmica com a família do compositor.
O autor, tradutor e músico espanhol José Luis Sánchez, 32, encantou-se pela música de Tom quando, aos 17 anos de idade, ouviu "Teresa da Praia". A admiração de um fã por seu ídolo é a marca inegável do livro.
Uma entrevista com Tom, feita 20 dias antes de sua morte, e depoimentos de parentes e amigos permitiram a Sánchez reconstituir, com inúmeros diálogos, cenas da vida de Tom desde sua infância até a morte. O autor pesquisou também em jornais e revistas.
"Quis mostrar minha admiração por Tom e o carinho de seus amigos por ele. Se consegui isto, estou feliz. Fiquei perturbado com a polêmica, mas acho que a família recebeu bem o livro", diz ele.
Os diálogos e a data da publicação do livro foram os motivos da polêmica entre a Record, Sánchez e a família Jobim, que, hoje, todos os lados dizem estar superada.
A irmã de Tom, Helena Jobim, prepara uma biografia dele com lançamento previsto para o meio de 1997, pela Nova Fronteira. Ela diz que Tom merece todas as homenagens, em qualquer data. Afirma apenas que o livro de Sánchez é romanceado.
"As cenas que Sánchez descreve no livro são reais, mas não existiram aquelas conversas. Com os diálogos que ele criou, o resultado acabou não correspondendo", afirma.
A viúva de Tom, Ana Lontra Jobim, diz que a Record foi oportunista. Mas acredita que Sánchez foi bem-intencionado, embora Tom não soubesse que a entrevista era para uma biografia.
"Já fiquei mais chateada por não termos sido comunicados, mas hoje acho que é normal e percebo uma profunda admiração do autor pelo Tom. Só não gosto desses diálogos, que o Sánchez tirou da própria cabeça", afirma.
O presidente da Record, Sérgio Machado, não quis comentar as declarações de Ana. Sánchez afirma que reproduziu fielmente o conteúdo das entrevistas e até as frases de cada pessoa.
O livro tem 240 páginas, mais um encarte de fotos, e custa R$ 17,90.

Texto Anterior: Houaiss prioriza dicionário em sua gestão
Próximo Texto: Sexualidade marca nova "Tocaia Grande'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.