São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa usa fórmula européia nas eliminatórias

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa, entidade que dirige o futebol mundial, decidiu ontem aceitar a proposta da Uefa (União Européia de Futebol) sobre a disputa das eliminatórias do continente para a Copa de 98, na França.
Os 49 países inscritos -entre os quais a Bósnia-Herzegóvina, membro provisório da Fifa desde maio- serão divididos em cinco grupos de cinco e quatro de seis.
Serão classificados os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado.
Os outros oito segundos colocados serão divididos, por sorteio, em quatro grupos de dois países, que se enfrentarão em sistema de ida e volta para a definição de mais quatro classificados.
A Fifa propunha que os 49 países fossem divididos em sete grupos de sete e que os dois primeiros de cada grupo se classificassem.
Segundo o presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, a proposta da Uefa foi acatada por unanimidade pelos 29 membros do Comitê Organizador do Mundial, reunido ontem em Paris.
Havelange negou que a questão envolvesse uma disputa de poder entre ele e o presidente da Uefa, o sueco Lennart Johansson, que já se declarou candidato à presidência da Fifa em 98, ao término do sexto mandato seguido do brasileiro, candidato a nova reeleição.
"Não houve ganhador nem perdedor. Adotamos o melhor sistema", disse Havelange. "Se errarmos, serei o responsável."

Texto Anterior: Banespa obtém vitória na estréia da Superliga
Próximo Texto: 173 países disputam 30 vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.