São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995 |
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Fabricante de latas investe US$ 90 mi em SP
ARTHUR PEREIRA FILHO
A meta é participar de um mercado de 3,5 bilhões de latas por ano. Atualmente, o único fabricante instalado no país é a Latasa. A nova unidade, que vai empregar 200 funcionários, deve começar a operar em outubro de 96. Vai produzir cerca de 60 milhões de latas de alumínio por mês. "Vamos atender principalmente o mercado de São Paulo", explica Edson Goes, assessor da presidência da Crown Cork. A nova unidade vai ter uma área construída de 21 mil metros quadros em um terreno de 300 mil metros quadrados, no bairro do Jacaré, em Cabreúva (70 km a noroeste de São Paulo). Goes diz que a empresa decidiu se instalar no município para ficar perto de duas das maiores empresas do setor de bebidas do país. "Ficaremos a dez quilômetros das fábricas da Pepsi e da Coca-Cola, em Jundiaí", afirma. A Crown Cork está no Brasil desde 1942. Por enquanto, produz apenas tampinhas metálicas para garrafas de cerveja e refrigerantes e latas para aerossol, na fábrica de Vinhedo (SP). Mas a Crown Cork norte-americana é líder do mercado de latas de alumínio nos EUA e está presente também na Europa. Já tem fábrica na Argentina e constrói uma unidade no Chile. Para viabilizar o novo empreendimento, a Crown Cork se associou neste ano com a Petropar, fabricante gaúcha de tampas e garrafas plásticas para refrigerantes. "Decidimos unir forças para oferecer um maior número de produtos para nossos clientes", afirma Goes. A produção prevista pela Crown Cork é suficiente para ganhar cerca de 20% do mercado brasileiro de latas de alumínio. A líder Latasa, que já tem duas fábricas em operação -em Minas e no Rio- também constrói fábrica em São Paulo. A empresa está investindo US$ 100 milhões em Jacareí (SP) e deve iniciar a produção em setembro de 96. Emerson Kapaz, secretário estadual de Ciência e Tecnologia, diz que o Estado de São Paulo já tem confirmados, para os próximos dois anos, investimentos totais de US$ 7,6 bilhões. Texto Anterior: Venda de imóveis novos em SP cai 20% em 1995 Próximo Texto: Franquia da Coca investe US$ 40 mi em máquina que aceita cédulas Índice |
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