São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras têm artistas do Brasil e do exterior

Sete exposições marcam dez anos de centro cultural

DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: Dez anos do centro cultural Paço Imperial e lançamento da revista Eventual
Onde: Paço Imperial (praça 15 de Novembro, Rio de Janeiro)
Quando: hoje, às 18h30; exposição até 11 de fevereiro; de ter a sex, das 11h30 às 18h30; sáb e dom, das 12h30 às 18h30
Entrada: franca

O centro cultural Paço Imperial comemora seus dez anos com uma exposição de artes plásticas em que mistura nomes brasileiros e internacionais e estilos variados.
Ao todo, são sete mostras: Aluisio Carvão, no Atelier Finep; "Coleções do Rio/O Papel da Coleção", de Mônica e George Kornis, Cristina Canale, desenho; Luiz Alphonsus, pintura e objeto; João Carlos Goldberg, escultura; Monica Sartori, Mario Azevedo, Isaura Pena, desenho e pintura; e Ruy Stilpen, desenho.
A mostra da coleção do casal Kornis (cerca de cem trabalhos de 60 artistas, como Livio Abramo, Goeldi e Fayga Ostrower) é um painel da trajetória da gravura brasileira a partir dos anos 20.
Ex-professor de artistas como Hélio Oiticica e Antonio Dias e considerado por críticos como o maior colorista do Brasil, o paraense Carvão é outro destaque.
Além de curiosidades de seus 49 anos de carreira -como um farfalhante (composição com pedaços de metal que mudam de cor com a incidência da luz e do vento e produzem som)-, Carvão produziu para a mostra uma colagem de pequenos papéis com cores que usou nos últimos 30 anos.
"Meu negócio é a cor, e é na pintura que posso empregá-la livremente. A vida me atrai pela cor, que identifica desde uma pedra até uma pessoa", diz Carvão.
O lado moderno da escultura pode ser visto nos seis trabalhos de João Goldberg, de aço inox, latão e outros materiais.

Texto Anterior: Rapper do grupo Fat Boys morre ao cair da cadeira; Stoliar diz que avaliação do SBT definiu horários; Lloyds Bank lança hoje no Rio livro 'Fronteira'
Próximo Texto: Justiça aprova mudança na arrecadação de direitos autorais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.