São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta eletrônica inclui voz

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Já pensou em juntar um lindo texto com um trecho de voz ou música num disquete?
Você vai precisar de um micro com alto-falantes, placa de som, editor de textos -o "Write", por exemplo-, microfone e o Gravador de Som do "Windows".
Primeiro, abra o "Write" ou o "WordPad", escreva sua carta (deixando um espaço para colocar o ícone) e grave. Mantenha o texto na tela, busque o Gravador de Som no grupo de programas Acessórios e abra. Para alternar telas, pressione as teclas Alt e Tab juntas.
Se estiver no "Windows 95", clique em Editar e, depois, em Propriedades de Áudio, para configurar a gravação.
Para gravar a mensagem, basta clicar o botão vermelho ou o com ícone de microfone e falar o que quiser. A mensagem deve ser curta, para o arquivo não ficar grande demais.
No "Windows", clique no Editar do Gravador e, depois, em Copiar, para o som gravado ir para a Área de Transferência. Em seguida, coloque o cursor no lugar da carta de destino do som e clique.
Na tela do texto, clique em Editar e, depois, em Colar. Aparecerá o ícone do microfone. Feche o Gravador e salve a carta.
No "Windows 95", prepare o som com o Gravador aberto na Área de Trabalho. Salve o arquivo na Área de Trabalho e aparecerá o ícone do alto-falante.
Pressione o botão do mouse sobre o ícone e arraste-o para o lugar da carta destinado ao som. Solte o botão e o alto-falante aparecerá. Salve a carta.
Para ouvir, basta dar dois cliques sobre o ícone.
Para incluir um trecho de CD de música no texto, o procedimento é basicamente o mesmo. A diferença é na gravação, que requer micro com leitor de CD-ROM.
Abra o Gravador de Som, clique em Arquivo e escolha Novo. Coloque o CD no leitor de CD-ROM. Sem fechar o Gravador, abra o soft "CD Player".
Clique no botão de gravação do Gravador e, rapidamente, no Play do "CD Player", para a música começar a tocar. Salve a gravação e transfira para o texto seguindo a mesma receita dada para a voz.

Texto Anterior: Entenda como o micro trabalha os sons
Próximo Texto: Micro comum também 'fala'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.