São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
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"Windows 95" trava acesso à Internet

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

Os usuários do "Windows 95" enfrentam contratempos com programas de acesso à Internet.
Foi o que Paulo Gattai de Lima descobriu ao se cadastrar no provedor Originet. "Quando me inscrevi, disseram-me que o acesso funcionaria com o 'Win95'", diz Gattai, 27, analista de sistemas do Banco Safra.
Ao contatar o suporte, Gattai soube que teria de levar sua máquina até a empresa e pagar R$ 40 pela configuração do "Acesso à Rede Dial-up" do "Win95". Esse soft trava programas de acesso de concorrentes da Microsoft.
"Na sexta-feira, um usuário da Originet me ligou e afirmou que o suporte da empresa tinha dado meu telefone para ele e que eu sabia configurar o Windows 95", diz Paulo. "Não resolvi meu problema e recebo chamadas de suporte de outros clientes."
A maioria das empresas provedoras de acesso à Internet dá suporte somente aos pacotes comercializados por elas. Como esses pacotes só estão configurados para "Windows 3.1" e 3.11, o usuário pode ficar a pé ao tentar usar o novo sistema da Microsoft.
Segundo Gattai, o suporte da Microsoft o encaminhou a um solution provider, que cobraria R$ 50 para a solução do problema.
A Folha perguntou sobre o problema ao suporte da Microsoft. O funcionário enviou um fax em inglês, que não informava como usar o "Windows" com programas de outras empresas para o acesso à Internet.
"O 'Windows 95' impede a configuração automática", defende-se Luís Eduardo Santini di Sessa, analista de sistemas da Originet. "Quanto ao usuário que ligou para o Gattai, deve ter sido má-fé dele ou de ex-funcionário."
O problema dos usuários do "Win95" é simples: programas de acesso à Internet precisam do arquivo Winsock.dll. O "Windows 95", ao encontrar um Winsock diferente, troca-o pelo da Microsoft. É preciso copiar o Winsock.dll do programa para um disquete, instalá-lo e trocar o Winsock instalado pelo "Windows".
A assessoria de imprensa da Microsoft afirma que a empresa "recomenda que se utilize o 'Internet Explorer' e o 'Acesso à Rede Dial-up' com o 'Win95'."
O Departamento de Justiça norte-americano abriu na semana passada uma investigação na Microsoft sobre o problema. Entre as empresas que deram queixa estão a Compuserve e a Netscape.

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