São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade de SC ergue pirâmide de 9 m

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Uma pirâmide de nove metros de altura (equivalente a um edifício de três andares), construída para expor orquídeas e bromélias, foi inaugurada neste mês em Brusque (SC).
O "orquidário" abriga mais de mil plantas e fica num parque ecológico administrado pela Fundação Ecológica Zoobotânica de Brusque, cidade de colonização alemã no vale do Itajaí (126 km ao norte de Florianópolis).
O parque leva o nome do padre Raulino Reitz, botânico morto há cerca de três anos e um dos maiores especialistas em bromélias do país. Na exposição, há espécies catalogadas por Reitz.
Anexo à pirâmide, um "laboratório de micropropagação" permitirá o desenvolvimento de estudos e da cultura "in vitro" de plantas, "para manter o patrimônio genético das espécies ameaçadas de extinção", segundo a bióloga do parque, Karen Oliveira, 26 .
Feita com estrutura metálica, a pirâmide tem 324 m2 e o topo em policarbonato, um tipo de acrílico maleável, porém mais resistente que o plástico, com capacidade para filtrar o calor. O resto é em sombrite, uma tela de plástico semelhante a uma peneira, com entrelaçamentos diferentes para permitir que o sol entre conforme a incidência dos raios.
As flores estão dispostas em um fosso de 1,80 m de altura. São avistadas do alto de uma passarela de 70 m de comprimento que percorre o interior da pirâmide.

Texto Anterior: Seca afeta o RS e chuvas fazem estragos no Sudeste
Próximo Texto: Recifense usa areia e palha de aço para limpar os dentes, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.