São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judô inicia disputa por 13 vagas na Olimpíada

MARCELO DIEGO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 300 judocas brasileiros começam a lutar hoje por uma das 13 vagas na Olimpíada de Atlanta. Até sábado, na arena montada na praia de Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro), acontece a disputa da pré-seletiva olímpica.
As lutas serão em sete categorias: ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.
No masculino, serão selecionados dois lutadores por categoria. Em 31 de março de 1996, esses dois pré-selecionados disputarão uma série melhor de três que definirá o titular brasileiro em Atlanta.
O perdedor viajará com a comissão brasileira para uma eventual necessidade de substituição.
Já no feminino, uma atleta já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos: Daniele Zangrani, terceira colocada na categoria dos leves no último Mundial.
Outras duas judocas se classificarão nos pesos pesado e médio. Nas demais categorias, haverá apenas uma selecionada. As outras foram definidas em um torneio disputado em Fukuoka, no Japão: Andréa Berti, Patrícia Devilacqua, Tânia Ferreira e Valéria Brandino. Edinanci Silva, dos pesados, também está pré-classificada.
A exemplo do masculino, as judocas decidirão em melhor de três quem será a titular.
O campeão olímpico dos leves em 1992, Rogério Sampaio, pode ficar de fora das seletivas e da Olimpíada. Ele sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, há 10 dias, e não sabe se terá condições de lutar.
"Infelizmente, minhas chances de ficar de fora das seletivas são grandes", disse.
As lutas dos leves, meio-médios e meio-pesados serão no sábado. Hoje, acontecem disputas entre os pesados e os meio-leves. Amanhã, será a vez dos ligeiros e dos médios. As lutas começam às 18h.
No domingo, será disputado o Campeonato Brasileiro Masculino de Judô, que não garante vaga para os Jogos Olímpicos.

Texto Anterior: Holanda vence Irlanda por 2 a 0 e fica com última vaga da Eurocopa
Próximo Texto: Esporte passa por renovação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.