São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mauá ganha novo parque amanhã

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Será inaugurado amanhã, em Mauá (Grande São Paulo), o Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Júnior. O parque vai funcionar diariamente, das 6h às 19h, com entrada franca.
Com 470 mil m2, o parque é o quarto em extensão na região do ABCD, ficando atrás do Parque do Pedroso (com 6,8 milhões m2) e do Parque do Guaraciaba (com 510 mil m2), em Santo André, e do Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia (com 850 mil m2), em Mauá.
A Prefeitura de Mauá pretende reformar no próximo ano o parque da Gruta de Santa Luzia, onde nasce o rio Tamanduateí.
"Apesar de não ter boa infra-estrutura, o parque da Gruta está aberto à visitação. Com este novo parque do Guapituba, deve ocorrer uma migração dos frequentadores", afirmou o diretor de Comunicação Social da prefeitura, Francisco de Góis, 30.
Ele disse que o parque do Guapituba é uma das maiores áreas verdes da Grande São Paulo. O Jardim Botânico, em São Paulo, tem 360 mil m2.
"A lei de zoneamento da cidade obrigou a preservação da área, que tem mata nativa e áreas com animais silvestres", afirmou.
Segundo ele, o parque passou por reformas para oferecer à população infra-estrutura necessária, como banheiros, bebedouros, cestos de lixo, estacionamento e placas de orientação.
Um trilha na mata foi sinalizada para ser utilizada como pista de cooper. A prefeitura restaurou um casarão existente dentro do parque para a realização de exposições e eventos culturais.
Góis disse que a estimativa inicial é que 2.000 pessoas frequentem o parque no final de semana. Segundo ele, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente ainda não fechou os dados sobre os custos da reforma.
"O estacionamento poderá ser usado gratuitamente pelas pessoas até que a prefeitura fixe o valor da taxa a ser cobrada", disse. Ele não soube informar o número de vagas disponíveis. A Guarda Municipal fará a segurança no parque.
Segundo Góis, a partir de 96, a Secretaria de Educação pretende levar alunos das escolas para aulas de preservação da natureza. "Os alunos poderão ter aulas in loco sobre o meio ambiente."
"O valor final da desapropriação ainda não foi fixado pela Justiça", disse a assessora Lara Fidelis.
Pedro Klinkert é sobrinho de Alfredo Klinkert Júnior, antigo dono da área, onde funcionava uma chácara desde 1908.

Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Júnior: avenida Capitão João, 3.220, Jardim Guapituba, Mauá.

Texto Anterior: Morte causou proibição
Próximo Texto: Fundação quer ampliar ajuda a pessoas cegas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.