São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meteorologia prevê verão 'não muito quente'

DA REDAÇÃO

O El Niño, que influenciou o clima brasileiro de 90 a fevereiro de 95, é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, na região da linha do Equador. Ele provocou chuvas acima da média no Sul do Brasil e abaixo da média no Nordeste.
Sob sua influência, uma massa de ar seco se formou sobre o Sudeste, impedindo o deslocamento das frentes frias vindas do oceano, que passaram a "estacionar" sobre o Sul.
Com o fim do fenômeno, a situação se inverteu. Segundo a meteorologista do 7º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Neide Oliveira, 38, o oceano passou por um processo de resfriamento.
"Com isso, a tendência será de seca no Sul e chuvas no Nordeste."
Para ela, no entanto, ainda é cedo para atribuir ao La Niña as mudanças atmosféricas que já estão acontecendo no Sul.
"É preciso observar o que vai acontecer daqui para frente."

Texto Anterior: Novo método analisa a pressão arterial; A FRASE; O NÚMERO; Transplante cardíaco não impede gravidez; Atividade mental ajuda os idosos; tuberculose ameaça doentes HIV positivos
Próximo Texto: Polícia reforça fiscalização nas estradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.