São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França assina acordo por menos horas de trabalho

DO "LE MONDE"

Com exceção da CGT, empresas e sindicatos de trabalhadores assinaram em 31 de outubro um acordo que prevê redução da jornada de trabalho na França.
Depois do primeiro semestre de 96, os signatários do acordo já deverão ter encontrado uma fórmula para organizar a diminuição do tempo de trabalho, a questão das horas extras e também do trabalho realizado em meio período.
Será implementada, simultaneamente, a criação e aplicação de um cálculo para economia de tempo.
Com essas medidas, poderão ser criados 300 mil postos de trabalho, segundo Jean Gandois, presidente do sindicato CNPF.
Um outro acordo que foi assinado na mesma época prevê a representação sindical e organização social dos pequenos empresários.
As empresas -que no começo deste ano nem sequer se dispunham a falar sobre redução da jornada de trabalho- e os sindicatos -CFDT, CFTC e CFE-CGC- se declaram "satisfeitos" com ambos acordos.
As forças operárias, no entanto, não estão entusiasmadas. Elas preferiam que o acordo fosse mais preciso quanto à diminuição da jornada de trabalho.
A CGT se recusou a assinar os dois acordos. Ela afirma que o primeiro, sobre a redução da jornada, vai acelerar a "desestabilização" do estatuto de salários em benefício apenas das empresas.
Para a CGT, o segundo acordo representa uma "desregulamentação total" do direito do trabalho.

Tradução de Carla Aranha Schtruk.

Texto Anterior: Profissional cobra R$ 80 por consulta
Próximo Texto: Seleção dos candidatos é bem rigorosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.